Indicação aprovada em Sessão pede que Prefeitura crie cursos profissionalizantes e de capacitação para pessoas vulneráveis
Uma indicação aprovada por todos os vereadores na Sessão Ordinária desta segunda-feira (28), na Câmara Municipal de Cáceres, solicita que o Executivo Municipal implemente cursos de capacitação e profissionalização para pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade.
De autoria da vereadora Mazéh Silva, a indicação originalmente tinha como público-alvo as mulheres (tanto cis quanto trans), visto que historicamente muitas acabam criando seus filhos sozinhas após abandono dos maridos; segundo Mazéh, a crise econômica proporcionada pela pandemia e por medidas neoliberais do Governo Federal deixou muitas destas chefes de família sem emprego e renda, encontrando dificuldades até mesmo para alimentar seus familiares.
O vereador Celso Silva sugeriu a inclusão de todas as pessoas em situação de vulnerabilidade, não apenas mulheres. Mazéh aceitou a sugestão, apesar de acreditar que a expansão do público-alvo dificultará a execução das ações e que a intenção seria contemplar primeiro mães solo e demais chefes de família, para depois, eventualmente, englobar toda a população.
A criação destes cursos profissionalizantes e de capacitação, se executada pela Prefeitura, oferecerá oportunidades para que pessoas vulneráveis possam exercer suas atividades sem sair de casa, cuidando de sua família ao mesmo tempo que se especializam em alguma área de atuação, remediando algumas disparidades sociais.