Entrevista com o vereador Zé Eduardo

por clovis — publicado 13/10/2016 13h20, última modificação 13/10/2016 13h22
Iniciamos uma série de entrevistas com os vereadores que irão compor a Câmara Municipal de Cáceres a partir de janeiro que vem
Entrevista com o vereador Zé Eduardo

Vereador Zé Eduardo, eleito com 927 votos

A Assessoria de Comunicação da Câmara de Cáceres inicia hoje uma série de entrevistas com os vereadores eleitos e reeleitos no último dia 02 de outubro. Em forma de perguntas e respostas, os entrevistados falam de como foram suas campanhas, eleições e como pretendem atuar como vereadores que irão compor a nova gestão do Legislativo Municipal.

Não há uma ordem para as entrevistas, que obedecerão apenas às oportunidades em que vão sendo feitas.

A série tem início com o novo vereador José Eduardo Ramsay Torres, do PSC, eleito pela coligação PSC-PSDB-PR, com 927 votos. Ele é cacerense e produtor agropecuarista. Está em Cáceres desde em que nasceu.

Precedem as perguntas, a sigla Ascom, que significa Assessoria de Comunicação.

Ascom – Quem é o Zé Eduardo?

Zé Eduardo – O Zé Eduardo é um cacerense que tem toda sua família aqui em Cáceres. Só meu bisavô veio de fora, toda descendência dele nasceu aqui e tudo o que temos está dentro do município. Não corro dos problemas, eu enfrento os desafios. É nos desafios que a gente mostra a capacidade de articulação para resolver situações. Sou um produtor rural, ligado à agropecuária. Nossa família cuida da produção leiteira, cria e recria de gado.

Por estar nesta atividade, sabemos das necessidades do município e das dificuldades que enfrentam os produtores rurais, que, apesar das limitações, fazem muito para contribuir no sustento da zona urbana.

Em resumo, o Zé Eduardo é um amigo, parceiro e companheiro que procura estar presente na população.

Ascom – Você foi secretário de Obras do município. Como foi essa experiência e o que mais marcou?

Zé Eduardo – Tive a oportunidade de fazer um trabalho onde criamos, naquela gestão, um trabalho de parceria entre o poder público e setores privados. O que mais marcou foi a humildade, no sentido de ter aberto as portas do gabinete da nossa Secretaria. Não havia chave e todos entravam, com a presença e com opiniões. Foi assim que lá ficamos 15 meses, onde ouvíamos a população antes de executar qualquer serviço, nas áreas urbanas e rurais. Essa é a bandeira que sustenta a minha caminhada.

Ascom – Desta forma também será o seu mandato de vereador?

Zé Eduardo – Com certeza. É assim que vamos trabalhar, junto com a população. Num trabalho de parceria, de conversa, de ideias, sempre respeitando o povo.

Ascom – Você tem setores à vista ou quer ser um vereador para atender de forma geral?

Zé Eduardo – A partir do momento em que fui eleito vereador, por mais que eu represente um segmento social, meu trabalho deve ser para atender a todos do município. Quero representar todas as classes.

Ascom – A companha foi o que você esperava?

Zé Eduardo – Estou muito contente, muito feliz. Eu deixei a Secretaria de Obras há cinco anos. Nesse tempo, fiquei fora do cenário político, me dedicando apenas às minhas atividades particulares. Apenas de última hora decidi ser candidato, numa campanha de, praticamente, 30 dias. Eu tinha dúvidas em ser ou não candidato. Tomei a decisão depois de ter sido procurado por inúmeros amigos que me cobravam um posicionamento e apoiaram a minha candidatura. Em conversa com minha esposa, ela me disse para pedir orientação a Deus. Assim eu fiz e entreguei nas mãos Dele. Quando percebi, já estava dentro do cenário político. Muita gente chega a brigar para ser candidato, achando que sentar numa cadeira da Câmara é deixar passar 30 dias para receber os salários, sem contribuir com a população. Não estou generalizando. Só digo que a minha candidatura surgiu do Senhor, de Deus. Fizemos uma campanha de um mês, limpa, tranquila, com propostas, que nos deu 927 votos. Estou muito feliz e grato a esses 927 votos honestos que obtivemos nas urnas. Foram votos de confiança, de pessoas que já conheciam o trabalho do Zé Eduardo, de amigos que abraçaram a minha candidatura. Portanto, posso garantir que fiquei muito contente com a minha votação.

Ascom – Como será sua conduta em relação à Administração do município?

Zé Eduardo – São dois Poderes independentes, Executivo e Legislativo. É preciso respeito de ambas as partes. Um não pode querer se sobressair sobre o outro. Espero que haja respeito. O Executivo poderá contar com o meu apoio em tudo aquilo que seja em benefício da sociedade. Mas tudo o que não for desse entendimento, iremos discutir para encontrar o caminho certo. Não quero fazer o trabalho de só criticar na Tribuna e não apresentar soluções. Vamos trabalhar em conjunto.

Ascom – Como você vê a nova formação do Legislativo?

Zé Eduardo – A própria população já fez essa avaliação. E só espero que os novos vereadores retribuam os votos recebidos, essa esperança que a população depositou neles. Acredito, sim, nessa nova legislatura, acredito também nos vereadores reeleitos. É hora de os políticos enxergarem que a população está atenta e analisando quem é quem. Os 14 companheiros podem contar com o Zé Eduardo para somar e contribuir.

Ascom – E a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara?

Zé Eduardo – Alguns vereadores já manifestaram interesse em ocupar a presidência. Já há conversações. Eu, em particular, tive pouco contato a esse respeito com outros colegas. Mas posso adiantar que eu quero um presidente que tenha compromisso com o município, que saiba dividir o Legislativo do Executivo, sem permitir interferências. Vamos buscar entendimentos e, aquele que nos transmitir essa confiança, terá o meu apoio.

Ascom – O que o povo pode esperar do Zé Eduardo?

Zé Eduardo – Pode esperar um Zé Eduardo que sempre estará juto da população. Tudo aquilo que eu levei para a população em forma de propostas, podem ter certeza, vou colocar em prática.