No Dia do Soldado, cacerense é promovido a Tenente-Coronel

por imprensa — publicado 25/08/2020 10h11, última modificação 25/08/2020 10h11

"Cercada de tradição e simbolismo, a promoção de um militar a um novo posto ou graduação é um momento de alegria a ser compartilhado com os familiares e colegas de farda.

Assim nada mais justo que este dia 25 de agosto, em que celebramos o Dia do Soldado, ser escolhido para promover e homenagear aqueles que estiveram na linha de frente nas batalhas e outros que, diariamente, estão vigilantes nas fronteiras do país.

Soldados hoje que se fazem representar por um filho nascido de nossa terra, Leandro Basto Pereira, que é promovido ao posto de Tenente Coronel do Exército Brasileiro, em justo reconhecimento pela sua brilhante carreira.

O Tenente-Coronel Basto nasceu em Cáceres no dia 28 de fevereiro de 1978 e, desde sua mais tenra infância, o Exército Brasileiro faz parte da sua história. Filho do Cabo Nivaldo Pereira (in memoriam) e da Vereadora Elza Basto Pereira, criou-se nos destacamentos de fronteira do Comando de Fronteira Jauru.

Impulsionado pelo exemplo do pai e pela orientação e apoio familiar, priorizou os estudos e no ano de 1995 foi aprovado no concurso de admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), porta de ingresso para se tornar Oficial Combatente.

O sucesso na realização do Estágio Tático de Blindados, no Curso de Operações na Selva, no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e na Escola de Comando e Estado Maior do Exército demonstra sua dedicação ao longo dos seus 24 anos de carreira.

Destacam-se a sua participação na Missão de Paz no Haiti em 2008 e na Operação Acolhida no Estado de Roraima, referente ao movimento migratório forçado dos venezuelanos no ano de 2018.

Nossos parabéns a todos os soldados, homens e mulheres, que compõem as Forças Armadas, uma das instituições nacionais de maior credibilidade perante a população. Parabéns, também, em especial, ao Tenente-Coronel Leandro Basto Pereira pela dedicação e consequente promoção, fato que eleva o nome da cidade de Cáceres e serve de estímulo à constante busca do auto aperfeiçoamento."


Texto e foto: Rosane Michels/Jornal Correio Cacerense