Câmara Municipal comemora o 8 de março, Dia Internacional da Mulher

por imprensa — publicado 08/03/2019 12h15, última modificação 08/03/2019 12h25

A Câmara Municipal de Cáceres vem desejar a todas as mulheres um feliz 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

A relevância histórica deste dia foi imortalizada no ano de 1975, em uma conferência da ONU, que determinou a data em homenagem aos movimentos femininos responsáveis por revoluções populares na busca por direitos iguais, nos séculos XIX e XX.

Na Câmara, temos as vereadoras Valdeniria Dutra e Elza Basto como exemplos de empoderamento feminino e de representatividade.

Valdeniria, nascida e criada no campo, dona de uma personalidade forte e marcada por grandes entraves políticos, conseguiu proeminência social através de sua atuação na saúde pública. A busca por melhorias no setor possibilitou-lhe vislumbrar a possibilidade de ampliar suas lutas através da política e, consequentemente, ajudar de forma enfática a população não apenas de sua comunidade, mas também de seu município, estado e país.

Já Elza tem sua vida marcada pela luta em prol dos pescadores de nosso município e região, representando-os em âmbito nacional.

Ela preside a Colônia dos Pescadores há mais de 10 anos, ajudando-os a conquistar reconhecimento e visibilidade na sociedade. Além disso, os ribeirinhos foram resguardados, durante o período da piracema, com um salário para que pudessem manter suas famílias, que viviam padecendo nesta época do ano, já que não podiam prover seu sustento que gira em torno da pesca.

O presidente da câmara, vereador Rubens Macedo, destaca a influência cada vez maior das mulheres em todos os setores da sociedade e dá atenção especial aos poderes públicos. "As mulheres têm contribuído muito na área legislativa, com projetos importantes para elas e para a população em geral. Na área judicial, muitas vezes vemos mais mulheres do que homens nos cargos de destaque, o que denota um avanço no combate à desigualdade historicamente observada nos setores público e privado", 


Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa