Câmara de Cáceres propõe palestras nos bairros de enfrentamento à violência contra mulher

por Marcio Camilo da Cruz publicado 03/02/2023 11h13, última modificação 03/02/2023 11h13

A Câmara de Cáceres esteve presente na segunda edição do ciclo de palestras "O que tem gerado o aumento da violência contra a mulher". O evento ocorreu nesta quinta-feira (02.02) no Fórum de Cáceres, sendo idealizado pela professora Jacy Proença, em parceria com a Central das Pequenas Organizações do Estado de Mato Grosso (CORDEMATO).

A Câmara esteve representada pelos vereadores Pastor Junior, professor Leandro dos Santos e Marcos Ribeiro, que também é 1° Secretário da Mesa Diretora da Casa de Leis. Ribeiro salientou que a Câmara tem total interesse no assunto, especialmente, levar a questão para os bairros periféricos da cidade. Reforça que se trata de um tema que não pode ficar restrito entre a polícia civil, os órgãos judiciário e de segurança pública. 

"Que esse tipo de palestra se estenda para os bairros de nossa comunidade, para a zona periférica, para as mulheres saberem que tem todo um apoio, quando precisar enfrentar esse tipo de violência", disse. 

Nesse sentido, Ribeiro afirmou que vai propor a Mesa Diretora da Câmara, através do presidente Luiz Landim, para que as palestras ocorram nos bairros, por meio do projeto da Escola do Legislativo. A Escola do Legislativo é um projeto que pretende ser implantado pela atual Mesa Diretora. Ele tem como objetivo oferecer palestras, e cursos profissionalizantes e de pré-vestibular à população cacerense. 

Já o vereador Pastor Júnior foi uma das autoridades que compôs o dispositivo de honra do evento. Em sua fala, ele destacou que a violência contra mulher é um grave problema que precisa ser enfrentado por todos os atores sociais, e que a Câmara precisa estar junto nessa luta. "Queremos agradecer ao Governo do Estado, à professora Jacy Proença, por trazer esse assunto tão importante à cidade de Cáceres".

Na mesma linha de raciocínio, o vereador professor Leandro dos Santos reforçou a importância de fazer um debate amplo do tema, buscando sempre envolver os órgãos governamentais e a sociedade civil, para conscientizar à população, em especial os homens.  

"É importante destacar o papel do homem nesse processo. Que cada homem entre na luta, no combate à violência contra mulher", frisou. 

O EVENTO

Durante a palestra, a professora Jacy Proença  expôs dados alarmantes de diversos crimes cometidos contra a mulher, sendo o limite extremo de tamanha violência o feminicídio.

Em Cáceres, este ano, uma mulher já perdeu a vida, aos 44 anos de idade, agredida pelo companheiro. De acordo com Jacy, este é um problema difuso, que se alastra entre as classes, não importando cor, nem credo, e que portanto deve interessar a todos. 

Ela conclamou a sociedade a fortalecer a rede de enfrentamento e ressaltou que nos eventos do ciclo de palestras estão sendo feitos levantamentos das necessidades locais. 

"Diante de tantas demandas, vamos priorizar as urgências e demarcar como vamos atuar, para que cada município avance no combate à violência de gênero", discursou a professora. 

As próximas cidades a serem contempladas com a palestra são Vila Bela da Santíssima Trindade e Chapada dos Guimarães. A primeira edição do ciclo foi realizada em Rondonópolis. De acordo com Jacy Proença, até o final do ano, há a intenção de expandir o projeto para mais 10 municípios mato-grossenses.