Câmara de Cáceres promove reunião para resolver pendências da Saúde
Em uma reunião marcada pela Comissão de Saúde, presidida pela vereadora Valdeníria Dutra, no último dia 25/07, foram esclarecidas várias questões relacionadas ao Conselho Municipal de Saúde. A reunião foi secretariada pelo vereador Cézare Pastorello.
Participaram os vereadores Wagner Barone, Elza Basto, Elias Pereira, Rosinei Neves, Denis Maciel, Rubens Macedo e Cláudio Henrique. Além dos vereadores, estiveram presentes o presidente do Conselho Municipal de Saúde, sr. Nivaldo Teodoro Mello, da Secretária Municipal de Saúde, sra Evanilda Nascimento, da Secretária de Convênios e Projetos, sra Sueli Oliveira, coordenadores e membros da sociedade.
Os pontos abordados foram a desaprovação, pelo Conselho, da reforma do almoxarifado da Secretaria de Saúde e a não aprovação da construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento.
Quanto à reforma do almoxarifado, o presidente do Conselho informou que já havia outro entendimento por parte dos conselheiros, e que, em reunião extraordinária realizada na sexta-feira, 21, as comissões haviam decidido pela aprovação da reforma, com os recursos oriundos de um fundo da Farmácia Popular do Brasil, que estavam parados na conta.
Já em relação à UPA, houve uma discussão entre vereadores e presentes, onde foi esclarecido, que não cabia, naquele momento, ao conselho desaprovar a construção da UPA, já que todos reconhecem a necessidade dela. Mas, que o conselho poderia exercer o seu poder de fiscalização em todas as demais etapas, da licitação ao funcionamento.
Os vereadores pediram que os conselheiros não deixassem de trazer à Câmara e à comissão de saúde eventuais problemas ou dúvidas que tivessem, para evitar que o município fosse prejudicado. Segundo a vereadora, o executivo, o conselho e o legislativo precisam trabalhar juntos, porque as necessidades da saúde não acabam.
Ainda antes do fim da reunião chegou a notícia de que o prazo para apresentação da ata de aprovação do conselho para a construção da UPA havia sido prorrogado, momento em que o presidente garantiu que envidaria esforços para a aprovação.
Ao final, o presidente do Conselho Municipal de Saúde ainda convidou todos os presentes para participarem da Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 18 de agosto, no auditório da FAPAN.