Câmara de Cáceres é referência em transparência pública no Estado
Uma das câmaras municipais mais transparentes de Mato Grosso, com índice de mais de 98% de divulgação das atividades. Esse foi o dado repassado pelo presidente da casa de leis, vereador Flávio Negação, durante entrevista ao Programa Espaço Livre, da Rádio Difusora (102.3 FM).
“Somos referência em Transparência Pública em Mato Grosso. Tenho que parabenizar os servidores da Câmara Municipal de Cáceres”, disse ao acrescentar que atualmente Cáceres ocupa o segundo lugar de transparência pública, entre as 142 casas legislativas do Estado.
Tal condição rendeu o Selo Diamante de Transparência Pública à casa de leis, conferido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). Apenas nove casas legislativas possuem esse selo em Mato Grosso.
Entre os critérios de avaliação constam itens como: se a Câmara transmite suas sessões ordinárias, se divulga sua estrutura organizacional, as receitas e despesas, se publica atos normativos, licitações, pregões editais na íntegra dos concursos públicos, bem como um tabela de relação contendo nomes e o quantitativo de diárias pagas aos servidores e vereadores dentro e fora do Estado.
Durante a entrevista, o chefe do Legislativo Cacerense acrescentou que os processos legislativos na Câmara estão 100% digitalizados, o que gera ainda mais transparência, economia de papel, sustentabilidade e agilidade na apreciação de matérias de interesse público.
A entrevista do presidente da Câmara ao programa Espaço Livre, da Rádio Difusora (103.2 FM) pode ser conferida na íntegra pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=AGdlVmwr93s&t=9s
AÇÕES
Na entrevista, Negação também falou dos projetos da Câmara - em parceria com outras instituições - que estão em andamento e aqueles que ainda serão executados.
Citou os cursos de capacitação aos adolescentes do Socioeducativo de Cáceres, em que são oferecidos cursos como: Informática Básica, Oratória, Marketing Digital e Culinária. O projeto é uma parceria entre a Escola do Legislativo da Câmara, Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) e a Associação Mundo Melhor.
Também mencionou a parceria da Câmara com o Senac "para capacitar os servidores com cursos de redação oficial, assessoria legislativa e atendimento ao público, por meio da Escola do Legislativo".
Comentou o envolvimento do Legislativo no projeto "Encantos da Gastronomia", que vai eleger o prato típico da cidade. "Ao ser parceira deste concurso, estamos incentivando o turismo e a geração de emprego e renda na cidade", disse. O Encantos da Gastronomia é um projeto desenvolvido pelo Senac Cáceres.
Negação também destacou que a Câmara irá promover as sessões itinerantes, com objetivo de escutar in loco as demandas da população para coletar as principais necessidades dos bairros da cidade.
Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa - CMC