UTILIDADE PÚBLICA: Câmara de Cáceres divulga ‘Comunicado de Risco’ sobre surto de doenças respiratórias
A Presidência da Câmara Municipal de Cáceres torna público o Comunicado de Risco emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) referente ao surto de doenças virais respiratórias que têm impactado todo o estado. Diante do aumento significativo no número de internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), a Câmara Municipal, em seu papel de serviço de utilidade pública, busca informar e orientar a população cacerense sobre as medidas preventivas e recomendações para mitigar a disseminação dessas doenças.
O Comunicado de Risco do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da SES-MT aponta para um aumento de 183,23% nas hospitalizações em UTIs entre as semanas epidemiológicas 19 e 20. Essa situação é agravada pela co-circulação de diversos vírus respiratórios, como Influenza, Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Rinovírus, além de baixas taxas de imunização contra Influenza e COVID-19 em grupos prioritários.
O cenário atual representa um risco considerável para a saúde pública, incluindo o aumento da morbimortalidade, especialmente entre grupos vulneráveis como crianças e pessoas com comorbidades, sobrecarga do sistema de saúde e o risco de surtos e disseminação ampliada dos patógenos.
Além disso, o Governo do Estado alerta para um potencial impacto socioeconômico, com aumento da ausência de alunos nas unidades escolares e de pessoas em seus postos de trabalho, tanto na iniciativa privada quanto na pública.
Recomendações à População:
A Câmara de Cáceres reforça as orientações da SES-MT para que a população adote as seguintes medidas preventivas:
1. Vacinação: Aderir às campanhas de vacinação conforme calendário previsto, especialmente contra Influenza e COVID-19.
2. Higiene Respiratória: Cobrir nariz e boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar.
3. Higienização das Mãos: Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos e/ou utilizar álcool em gel 70%, principalmente após tossir/espirrar, usar o banheiro e antes de comer.
4. Evitar Aglomerações: Reduzir a permanência em locais fechados e mal ventilados, e evitar contato próximo com pessoas com sintomas respiratórios.
O presidente da Câmara de Cáceres, Flávio Negação, e demais vereadores e vereadoras, acrescentam que a casa legislativa está comprometida com a saúde e o bem-estar da população, e reforçam a importância da colaboração de todos para superar este período de surto de doenças respiratórias.