Câmara de Cáceres busca solução para o descarte de parabrisas em reunião pública
Preocupada com o impacto ambiental do descarte inadequado de parabrisas de veículos, a Câmara de Cáceres realizou, na noite desta segunda-feira (18h30), uma reunião pública para debater o tema. A iniciativa, proposta pelo vice-presidente da casa, vereador Isaías Bezerra (Republicanos), reuniu autoridades e população para discutir a problemática.
Na oportunidade, foi amplamente debatido o desafio dos vidros, especialmente parabrisas, que, por causarem danos ambientais significativos, não podem ser descartados em aterros sanitários. Os participantes destacaram o crescente volume desses materiais armazenados de forma inadequada em diversos pontos do município, reforçando a urgência de uma solução sustentável.
Após o debate, ficou definida a elaboração de uma estratégia a curto e longo prazo para o descarte adequado do material. Outro encaminhamento importante foi a análise da necessidade de um projeto de lei municipal para regularizar o descarte desses resíduos de vidro.
Isaías Bezerra, o vice-presidente da Câmara, ressaltou que o objetivo é defender o meio ambiente para manter a qualidade de vida do ser humano, “diminuindo sempre a poluição, seja de qualquer forma, pensando em deixar um ambiente mais saudável às gerações futuras”.
Ele acrescentou ainda que, por meio de ofício, vai solicitar que o Ministério Público, através da promotora do Meio Ambiente Liane Chaves, busque informações via Estado e Governo Federal sobre o Acordo Setorial, para apurar as responsabilidades das indústrias de parabrisas, “para ver onde eles não estão cumprindo a lei da logística reversa”. Após essa apuração, o MP poderá notificar ou até mesmo multar as empresas que não cumprem com a lei.
“Também farei um ofício à Comissão de Meio Ambiente da Câmara, para que promova a discussão do projeto de lei ‘Cáceres Recicla’, com objetivo de reformular artigos que causem prejuízos aos catadores de lixo reciclável”, reforçou Isaías Bezerra.
“Vamos ainda continuar a conversar com empresários, Autarquia e associações de reciclagem para uma solução mais imediata para desafogar as empresas que têm uma quantidade de vidros sem saber como fazer o descarte correto. Nós já temos uma empresa que recebe todos os vidros em São Paulo. Agora, vamos alinhar com os interessados para custear o frete. Decidimos também que vamos cobrar da Autarquia e da Prefeitura um local com espaço adequado para receber esses materiais para fazer o descarte correto como manda a lei e assim preservar o meio ambiente”, enfatizou Bezerra.
Ele também agradeceu a presença de todos na reunião, principalmente da promotora de Meio Ambiente de Cáceres, Liane Amélia Chaves.
A reunião contou com a presença de representantes da Associação de Catadores de Materiais recicláveis de Cáceres (Ascarc), empresa Moraes Sucata, Autarquia Águas do Pantanal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e as empresas Lima Acessórios e Rodoj Auto Peças.
,