Audiência pública da Comissão de Saúde debate depressão e prevenção ao suicídio com plenário lotado

por imprensa — publicado 27/09/2019 13h00, última modificação 29/09/2019 22h14

Aconteceu na noite da última quarta-feira (26), na Câmara Municipal de Cáceres, uma audiência pública promovida pela Comissão de Saúde, constituída pelos vereadores Valdeníria Dutra (presidente), Jerônimo Gonçalves (relator) e Wagner Barone (membro).

Estiveram presentes também os vereadores Claudio Henrique Donatoni, Elza Basto e o Presidente Rubens Macedo, a Vice-Prefeita Eliene Liberato, o Deputado Federal Dr. Leonardo - que é psicólogo e psiquiatra -, assistentes sociais, psicólogos e outros representantes civis engajados em causas sociais, além da grande participação popular. 

Os presentes discutiram os fatores que levam à depressão, seus sintomas, sua condição como transtorno psicológico e sua influência no ato de cometer suicídio.Profissionais da área da psicologia destrincharam as especificidades da doença e meios de superá-la, e assistentes sociais relataram os trabalhos feitos em locais como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Representantes de instituições religiosas, por sua vez, demonstraram o amparo espiritual oferecido por estas aos necessitados.

O deputado Dr. Leonardo também trouxe dados exemplificando o alcance da doença em diferentes faixas etárias, entre homens e mulheres, e de acordo com as regiões do Brasil. O Plenário esteve decorado com temática referente ao Setembro Amarelo, campanha que busca conscientizar a população sobre os perigos da depressão, desmistificar falsas concepções sobre ela, e dar apoio a pessoas com tendências suicidas.

O vereador Claudio Henrique falou sobre um Projeto de Lei de sua autoria, que deverá ir para votação em breve e dispõe sobre a implantação de assistentes sociais e profissionais da psicologia na rede municipal de ensino. O parlamentar mencionou um projeto de teor similar que está tramitando na Câmara dos Deputados e logo deve ir para sanção do Presidente da República; após instaurada a lei federal, o projeto em âmbito municipal deverá ser aprovado sem maiores problemas, oferecendo auxílio psicossocial a estudantes do ensino público de Cáceres.

Confira nosso álbum de fotos da audiência em nossa página oficial no Facebook - procure por Câmara Municipal de Cáceres.

 

Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa