Em Sessão Solene, Câmara celebra nomeação de Cáceres e San Matías como cidades gêmeas

por imprensa — publicado 16/08/2019 16h50, última modificação 11/12/2019 13h35

O Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo Federal publicou, no mês de abril, uma Portaria que incluiu a cidade de Cáceres na lista de "cidades gêmeas" nacionais.

O conceito de cidade gêmea se caracteriza pela integração urbana com países vizinhos - neste caso, com a cidade boliviana de San Matías - e permite o livre comércio na região fronteiriça.

Na prática, Cáceres poderá comercializar produtos importados com isenção de impostos, através da implantação de um "free shop" composto por lojas aptas a comercializar produtos importados do país vizinho no valor de até U$300 (trezentos dólares estadunidenses).

Dessa maneira, várias pessoas poderão visitar Cáceres para fazer compras de produtos com preços mais acessíveis. Essa nova condição somada à visitação turística vai possibilitar o incremento da economia no município, o que deve acarretar também investimentos sociais e na segurança, visando a viabilização e estruturação desta nova política comercial internacional na Princesinha do Paraguai.

Antes mesmo desta ação do governo federal, no entanto, o Presidente da Câmara Municipal de Cáceres, vereador Rubens Macedo (PTB), havia idealizado a realização de uma solenidade para a expedição de Diplomas de Honra às autoridades Bolivianas de San Matías como celebração da proximidade dos municípios fronteiriços, que tende a aumentar com a classificação destes como cidades gêmeas.

Aproveitando a oficialização do pareamento de Cáceres e San Matías como cidades gêmeas, os vereadores da Câmara Municipal promoveram uma Sessão Solene na manhã desta sexta-feira (16), com a presença de Fabio López Olivares, Prefeito de San Matías, acompanhado de seus vereadores. Também marcaram presença representantes de órgãos municipais de Cáceres como a Prefeitura, o Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), a Polícia Militar e a Unemat, além de veículos de imprensa local e os vereadores cacerenses.

17 diplomas de honra foram emitidos às autoridades de San Matías, que em reciprocidade também presentearam os parlamentares da Câmara Municipal.

"Foi um grande ato organizado pela Câmara de Cáceres pelo bem da integração entre dois países e pela construção de maiores possibilidades e façanhas. São duas regiões irmãs com quatro, cinco milhões de habitantes que poderão usufruir dessa união, fruto de muitos anos de trabalho. Juntos, podemos compartilhar os mesmos sentimentos e ideais que fortalecem o nosso povo", disse o Prefeito de San Matías, Fabio López Olivares.

 

Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa