Câmara de Cáceres empossa vereador Jeronimo Gonçalves

por Marcio Camilo da Cruz publicado 16/01/2023 17h14, última modificação 16/01/2023 17h14

Contribuir com a gestão municipal e o desenvolvimento da saúde de Cáceres. Essas são algumas das principais pautas do técnico de enfermagem Jeronimo Gonçalves, que na última sexta-feira (13.01) tomou posse como vereador da Câmara Municipal de Cáceres. Gonçalves era primeiro suplente do professor Domingos dos Santos, que se afastou do parlamento para ocupar o cargo de Secretário de Agricultura do município. 

Agora como titular, ele afirma que pretende manter uma relação harmônica com os colegas de parlamento e fazer um mandato popular, presente nas comunidades, e buscando atender principalmente as pautas relacionadas ao setor de saúde. 

“Quando eu falo na questão da saúde é que o vereador tem a possibilidade de  visitar as unidades básicas de saúde, de estar andando pelos bairros, e acaba ouvindo coisas que às vezes não chegam até o Executivo. São problemas relativos a dificuldades de acesso à consultas, muitas vezes, o atendimento precário, a estrutura física… São demandas que a população traz aos vereadores. Então, nós temos essa comunicação direta com o povo”, enfatiza Gonçalves.

Ele já tem experiência como parlamentar. Na legislatura passada (2017-2020) foi eleito vereador titular. Por muito pouco não se reelegeu para o atual exercício da Câmara (2021-2024), mas acabou ficando na primeira suplência. Nos últimos dois anos, Gonçalves também teve passagens pelo Executivo como secretário de Planejamento e coordenador do Programa de Regularização Fundiária de Cáceres, o Reurbe. 

Gonçalves conta que decidiu entrar para a política motivado pela experiência que teve ao morar nos Estados Unidos em 2003. Passou três anos por lá e em 2007, depois de um discurso que fez na Tribuna Livre da Câmara de Cáceres, foi convidado pelo histórico vereador Wilson Massahiro Kishi a ser candidato.  Mas ele só topou o desafio anos depois, nas eleições de 2016, a partir de um novo convite, dessa vez, de Adriano Silva, ex-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (Unemat), já falecido; e de seu cunhado Jair Aparecido. 

“Depois da fala na tribuna livre, eu acredito que motivou alguns vereadores que estavam ali, entre eles o Kishi, que disse que eu tinha  perfil para participar da vida política. Isso foi em 2007 e mexeu muito comigo. Mas só fui ser candidato em 2016, a partir do convite do Adriano e do Jair. Foi aí que reacendeu novamente  aquela chama de participar da vida pública”, conta Gonçalves. 


Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres