Vereadores de Cáceres solicitam que Deputados Estaduais coloquem em pauta projetos para proibir corte de energia elétrica por falta de pagamento

por imprensa — publicado 17/03/2021 12h55, última modificação 17/03/2021 12h55

Uma indicação aprovada por todos os vereadores na última Sessão Ordinária e endereçada ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado estadual Max Russi, solicita que os deputados coloquem em pauta dois Projetos de Lei que visam proibir temporariamente o corte de energia elétrica por falta de pagamento em todo o Estado.

De autoria do vereador Franco Valério, a indicação cita os Projetos de Lei nº 451 e nº 652, de autoria dos deputados estaduais Wilson Santos e Eduardo Botelho, respectivamente.

A primeira proposição "dispõe sobre a proibição de corte dos serviços de energia elétrica, água, esgoto e gás, no Estado de Mato Grosso, pelo período de 180 (cento e oitenta) dias, em razão da pandemia do novo coronavírus - COVID-19", enquanto que o segundo projeto "dispõe sobre a proibição do corte de energia elétrica durante o período da pandemia do CORONAVÍRUS / COVID-19 no Estado de Mato Grosso [...]".

O vereador Franco Valério observou que os projetos se encontram parados nos trâmites processuais da Assembleia, sendo que o primeiro projeto está no Núcleo Econômico daquele poder desde setembro de 2020, sem previsão de entrar em pauta nas Sessões Legislativas.

Franco enfatiza que a população cacerense está sendo afetada diretamente com a ausência de uma norma estadual que suspenda o corte do fornecimento de energia elétrica e água. O vereador relata ter recebido manifestações e súplicas de munícipes que, devido à crise econômica proveniente da pandemia, não têm tido condições de pagar estas contas e prover alimentos e moradia à família ao mesmo tempo.

A proposição ainda menciona as dificuldades enfrentadas por servidores públicos diante do possível congelamento de salários pautado pelo Congresso Nacional e os desafios dos moradores de zonas rurais, que já não possuíam condições básicas de saúde e moradia antes da pandemia.

Assim, Franco afirma ser urgente pautar projetos que aliviem as contas dos trabalhadores ao menos enquanto durar o estado de calamidade pública; o vereador ainda se colocou à disposição para levar a demanda pessoalmente às mãos dos deputados em Cuiabá.