PERTO DA POPULAÇÃO: Câmara de Cáceres promoverá sessão itinerante pelos bairros da cidade
A Câmara de Cáceres retomará as sessões itinerantes nos bairros, com objetivo de ouvir in loco as principais demandas da população. O projeto foi anunciado nesta terça-feira (20.05), pelo presidente da casa de leis, Flávio Negação, em entrevista concedida ao programa Espaço Livre, da Rádio Difusora FM (102.3).
Conforme o parlamentar, a primeira sessão itinerante deve ocorrer no final de junho. Pelo cronograma, o Jardim Universitário será o primeiro bairro a ser visitado pelos vereadores e vereadoras.
Na oportunidade, os moradores poderão falar na tribuna sobre as principais necessidades do bairro, que podem ser questões relacionadas à falta de abastecimento de água, pavimentação asfáltica ou a instalação de equipamentos para promover a cultura, o esporte e lazer às crianças e jovens da localidade.
Pelas premissas do projeto, a ideia é que os parlamentares sejam uma espécie de “ouvidores”, escutando de maneira atenta às reivindicações que serão anotadas por suas equipes de gabinete. Esses assuntos serão transformados em proposições a serem debatidas e aprovadas durante as sessões ordinárias, e, posteriormente, encaminhadas à prefeitura.
“A Câmara itinerante vai acontecer. Nós [vereadores e vereadoras] estaremos nos bairros, mais próximo à população”, enfatizou Negação.
BALANÇO
Durante a entrevista, o presidente da Câmara também fez um balanço das atividades dos vereadores e vereadoras, em relação às proposituras debatidas e aprovadas nos últimos cinco meses na casa de leis.
Destacou que nesse período, cerca de 600 proposituras já tramitaram pelo parlamento. A maioria delas foram Indicações, Requerimentos e Projetos de Leis.
Só de Indicações, foram mais de 240 aprovadas e encaminhadas à prefeitura. As Indicações são resultados de demandas de políticas públicas ou medidas mais urgentes que os vereadores recebem diretamente da população.
“Nos últimos meses foram centenas de Indicações apresentadas pelos vereadores propondo medidas como: mais leitos na UPA e no Hospital Regional, a pavimentação e o cascalhamento de diversas ruas de bairros; parcelamento do IPTU; construção de creche, reestruturação de praças e unidades de saúde, além de indicações para melhorias no trânsito e de mobilidade urbana”, elencou Negação.
CRISE NA SAÚDE
O presidente do Legislativo reforçou que nos últimos meses os vereadores e vereadoras trabalharam “incansavelmente” pelo município de Cáceres, fazendo inúmeras proposituras, cobrando e fiscalizando as ações do Poder Executivo e promovendo reuniões e audiências públicas sobre assuntos que afetam diretamente a vida dos cidadãos e cidadãs cacerenses.
Lembrou que na atual crise da saúde enfrentada pelo município, além de propor uma série de medidas, a Câmara fiscalizou unidades de saúde e foi protagonista em mobilizar autoridades municipais e estaduais na busca de solucionar a falta de leitos na UPA e no Hospital Regional de Cáceres.
Negação acrescentou que os parlamentares têm plena consciência de dever cumprido em relação à crise na saúde, pois não faltaram fiscalização e cobranças ao Executivo. Disse que essa vigilância da casa de leis permanecerá até que o problema seja resolvido ou pelo menos atenuado.
“Os vereadores são muito atuantes. Não é uma missão fácil. Mas vamos continuar com o nosso objetivo de legislar em prol dos cacerenses. Nesse sentido, podem ter certeza de que nós vamos sempre apoiar e aprovar o que for bom para a cidade”, concluiu.