Indicação solicita testagem em massa para Covid-19 de estudantes, professores e demais profissionais da educação municipal
Uma indicação aprovada na Sessão Ordinária desta semana, no dia 14, solicita do Executivo Municipal e das Secretarias de Saúde e de Educação a testagem em massa dos estudantes, professores e todos os trabalhadores da educação municipal para a Covid-19.
De autoria da vereadora Mazéh Silva, a proposição leva em conta o retorno das aulas presenciais em todo o âmbito escolar e o aumento dos casos neste início de ano, impulsionados pela variante Omicron, cuja transmissibilidade supera as de outras cepas do novo coronavírus.
Mazéh afirma que os sintomas apresentados por contaminados já vacinados são leves ou inexistentes, o que dificulta a identificação ágil de casos positivos; além disso, com a vacinação de crianças ainda em ritmo lento e o escape imunológico da nova variante, muitos ainda estão vulneráveis e podem desenvolver uma forma grave da doença. Cáceres tem cerca de 1,8 mil casos ativos segundo o Boletim Epidemiológico do dia 15 de Fevereiro.
A vereadora ressalta, ainda, o sucesso da estratégia de gestão e controle do vírus nas escolas de Estados como São Paulo, Amazonas, Bahia, Ceará e Rio de Janeiro, identificando casos positivos e isolando-os antes de infectarem mais pessoas.