Indicação aprovada em Sessão sugere instalação de luminárias solares em vias que não possuam rede de baixa tensão
Uma indicação aprovada na Sessão Ordinária desta semana, na quarta-feira (8), sugere ao Executivo Municipal a aquisição de Luminárias Solares independentes, através de recursos da contribuição para Custeio da Iluminação Pública (CIP), a serem instaladas nas vias e ruas onde não exista rede de energia de baixa tensão disponível.
O autor da propositura, vereador Cézare Pastorello, justifica que a ausência de redes de baixa tensão em diversas ruas e avenidas da cidade inviabiliza a instalação de iluminação pública convencional nestes locais, e a iluminação pública solar permite que elas sejam instaladas de forma independente, em qualquer lugar.
O Município de Cáceres vem substituindo o sistema de iluminação pública da cidade por lâmpadas de LED, que além de mais eficientes são mais econômicas, reduzindo também o valor pago pelo consumo de energia elétrica e gerando um superávit de recursos vinculados à CIP.
De acordo com o vereador esses recursos devem, obrigatoriamente, ser destinados à manutenção ou ampliação da iluminação pública, e considerando que a iluminação pública solar ainda não entrará na fatura de consumo do município, tal medida será ainda econômica, trazendo segurança para os cidadãos.
Desta forma, Pastorello indica à Prefeitura que adote esta forma de contemplar todos os cidadãos que pagam a CIP e precisam da contraprestação do serviço.