Indicação aprovada em Sessão solicita reservatórios de água de 15 mil litros para as escolas e creches do município
Uma indicação aprovada na Sessão Ordinária de segunda-feira (25), na Câmara Municipal de Cáceres, solicita das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Logística e de Educação a substituição dos reservatórios de água de todas as escolas e creches do município, e subsequente instalação de reservatórios com capacidade de 15 mil litros.
A autora da propositura, vereadora Mazéh Silva, elaborou que a pandemia da Covid-19 exacerbou a necessidade de acesso à água, com a lavagem periódica das mãos servindo de medida preventiva essencial. Ela informou que, com a retomada das aulas presenciais, diretorias de escolas estão relatando dificuldades em manter suas caixas d'água conforme os protocolos da OMS.
Em muitas instituições, em especial de bairros periféricos, diretores e diretoras têm recorrido à solicitação de caminhões-pipa para fazer o abastecimento e dar conta da demanda. A vereadora ainda sugeriu que os reservatórios substituídos podem ser doados a comunidades que necessitarem.
Mazéh também considerou o cenário de seca em que Mato Grosso se encontra, causando desequilíbrio na natureza e dificultando o acesso à água, uma vez que se constata que poços, cacimbas, riachos, lagoas e até mesmo o Rio Paraguai se encontram secos ou batendo recordes negativos de volume de água.