Fiscalização da Câmara ajuda na reforma do Centro Odontológico e zera fila das cirurgias gerais

por imprensa — publicado 28/09/2022 07h55, última modificação 28/09/2022 07h55
Fiscalização da Câmara ajuda na reforma do Centro Odontológico e zera fila das cirurgias gerais

Vereador Luiz Landim (PV) mostra relatório da saúde para servidora municipal . Foto: Marcio Camilo/Câmara de Cáceres

Ocorreu, nesta terça-feira (27.09), mais uma reunião da Comissão de Saúde, Higiene e Promoção Social, da Câmara de Cáceres, que tem como objetivo discutir as demandas reprimidas da saúde, nos setores Primário, Secundário e Terciário. Os encontros, que contam com a participação de organizações sociais, técnicos do Executivo e sociedade civil organizada, já ajudaram a resolver diferentes problemas da saúde municipal.

Dessa vez, a reunião teve como pauta principal o Plano Plurianual da Prefeitura de Cáceres. “Esse plano estabelece as metas e diretrizes que o município tem que cumprir na área da saúde, por exemplo. E nosso objetivo, enquanto vereadores, é fiscalizar para saber se essas metas estão sendo cumpridas”, salienta o vereador Luiz Landim (PV), presidente da Comissão de Saúde da Câmara.

Tal fiscalização, conforme o parlamentar, já reverteu em benefícios importantes para os usuários do SUS em Cáceres.

“Nós promovemos essas reuniões desde o ano passado. Já ocorreram cerca de 20 encontros. Essas cobranças já surtiram efeitos nas cirurgias eletivas, que voltaram a funcionar no município, a exemplo dos procedimentos de ginecologia. A fiscalização também ajudou a praticamente zerar o número de cirurgias gerais. Já o CEO [ Centro Especializado de Odontologia] foi reformado, aumentou o atendimento e novos equipamentos foram adquiridos, como cadeiras novas e raio-x”, elenca Landim.

Vereador Luiz Landim (PV) durante reunião da Comissão de Saúde da Câmara de Cáceres. Foto: Marcio Camilo/Câmara de Cáceres

O aposentado Ivo Mareco, 74 anos, é usuário do SUS e participou da reunião da Comissão, nesta terça-feira (27). Ele elogiou o trabalho da Câmara, no sentido de cobrar da Prefeitura melhorias nesse setor que é tão importante para a população cacerense, em especial, às pessoas mais carentes.

“A Câmara está de parabéns pelos trabalhos, pois essa Casa é a representante do povo”, resumiu seu Mareco, atual vice-presidente da Associação do Bairro Espírito Santo. Ele também já foi conselheiro municipal de saúde.
 

Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres