Câncer Colorretal: prevenção e diagnóstico precoce em debate na Câmara de Cáceres

por Marcio Camilo da Cruz publicado 26/03/2026 12h49, última modificação 26/03/2026 12h49
Palestra enfatizou importância da colonoscopia para prevenção

A Câmara de Cáceres sediou uma palestra sobre prevenção do câncer colorretal, ministrada pelo cirurgião e especialista em endoscopia digestiva, Thomaz Woelffel. Ele destacou que o câncer colorretal é o terceiro mais comum no país e altamente prevenível, mas ainda pouco conhecido pela população.  A palestra ocorreu na quarta-feira (25/03).

Woelffel explicou que os sintomas geralmente surgem quando a doença já está avançada. "O câncer surge como uma verruga na região intestinal. Com o tempo, essa verruga cresce e se transforma em câncer. A prevenção consiste em identificar e remover essa verruga ainda pequena, o que é feito por meio da colonoscopia", esclareceu. Ele reforçou que o exame é recomendado para todas as pessoas a partir dos 45 anos, independentemente de raça, cor ou sexo.  

O médico também alertou para sinais que podem antecipar a necessidade da colonoscopia, como sangramentos, dor abdominal, diarreia, mudanças no hábito intestinal ou casos de câncer de intestino na família. "Esses fatores indicam que o exame deve ser realizado antes dos 45 anos", disse. 

Palestra sobre prevenção ao câncer colorretal (26.03.26)_Cred_Antonio Tiellet_Imprensa_CMC
Medico palestrante Thomaz Woelffel. Foto: Antonio Tiellet/Imprensa-CMC

Conscientização e educação são essenciais

Woelffel elogiou a iniciativa da Câmara de promover o evento, destacando a importância de conscientizar a sociedade. "A educação não deve ficar restrita aos profissionais de saúde. Todos devem ser multiplicadores dessas informações", afirmou.  

Depoimento de participantes

A assessora de gabinete, Bruna Gomes, reforçou que a palestra foi importante para quebrar estigmas e preconceitos, e que as informações repassadas ajudam a saber como proceder diante de doenças graves como essa. 

"Minha mãe tem um problema de intestino e lá em casa a gente precisa acompanhar para não se tornar um câncer. As pessoas deveriam ter mais acesso a esse tipo de informação", disse. 

Palestra sobre prevenção ao câncer colorretal (26.03.26)_Cred_Antonio Tiellet_Imprensa_CMC
Servidora da Câmara, assessora de ganete Bruna Gomes. Foto: Anotonio Tiellet/ Imprensa-CMC

Sobre o evento

A palestra foi uma iniciativa conjunta entre a Escola do Legislativo da Câmara de Cáceres e o Instituto de Educação Médica do Centro Universitário Estácio FAPAN, com o apoio da coordenação do curso de Medicina da instituição. Além de Thomaz Woelffel, o evento contou com a participação de Arthur Peixoto, coordenador do curso de Medicina da IDOMED FAPAN e ex-residente do Hospital Regional de Cáceres.  

O debate reforçou a necessidade de ampliar o acesso a informações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal, uma doença que pode ser evitada com medidas simples e eficazes.

Confirma mais fotos do evento:

Palestra sobre prevenção ao câncer colorretal (26.03.26)_Cred_Antonio Tiellet_Imprensa_CMC
 Diretor da Escola do Legislativo, Henrique Barcelos (à esquerda). Foto: Antonio Tiellet/Imprensa-CMC

Palestra sobre prevenção ao câncer colorretal (26.03.26)_Cred_Antonio Tiellet_Imprensa_CMC
Arthur Peixoto, coordenador do curso de Medicina da IDOMED FAPAN.
  Foto: Antonio Tiellet/Imprensa-CMC