Câmara homenageia fisioterapeutas com Moção de Aplausos e projeto de lei

por Marcio Camilo da Cruz publicado 14/10/2022 10h22, última modificação 14/10/2022 10h22

A Câmara de Cáceres entregou, na noite desta quinta-feira (13), 44 Moções de Aplausos aos fisioterapeutas que estiveram na linha de frente do combate à pandemia de Covid-19, atendendo em hospitais e residências particulares da cidade. A cerimônia contou com os principais representantes da profissão no estado, que agradeceram aos vereadores e vereadoras pela homenagem. 

A presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Mato Grosso (Crefito), Ingridh Farina da Silva, destacou que a fisioterapia é uma profissão relativamente nova, com 53 anos de existência. Para ela, durante a pandemia, as pessoas passaram a conhecer melhor o ofício e a importância dele para a saúde. 

"A fisioterapia tem só 53 anos de regulamentação, muitos jovens atuando, mas creio que ela foi forjada no fogo. Nesses dois últimos anos, a profissão foi realmente testada e mostrou ao que veio", afirmou Ingridh. 

E uma dessas jovens que esteve no front, nessa prova de fogo, foi Amanda Alves. Com apenas 24 anos, sua primeira experiência profissional foi tratar de pacientes com sequelas do pós-pandemia. 

Amanda recorda que trabalhar no contexto do Covid-19 era lidar, diariamente, "cara a cara com o perigo", com a preocupação constante de poder estar levando o vírus para casa e infectando os familiares. "Era um cuidar o tempo todo: de si mesmo e do outro".

Foi um período de angústia, mas a jovem fisioterapeuta afirma que valeu a pena e que foi um aprendizado para a vida inteira, com muitos momentos e pacientes marcantes. 

"Eu tratei de um paciente que ficou dois meses na UTI por conta da Covid. Ele saiu de lá na cadeira de rodas, com dreno nos pulmões. Um dia estava na academia, e encontrei com ele lá, recuperado, cheio de vida, malhando junto comigo. Foi uma emoção tremenda. Ele me agradeceu muito. Não tem preço que pague isso", disse. 

ESTADO DE GUERRA

A pandemia também foi desafiadora para os mais experientes. Um exemplo disso é o fisioterapeuta Cássio Silva. Ela afirma que a pandemia de Convid-19 não se comparou a nada com que ele tenha passado ao longo de 29 anos de experiência na profissão.

"Era você se deparar com 10 leitos e 10 pacientes em estado gravíssimo. Uma pressão muito grande no atendimento. Tem que ser muito mais rápido, a equipe tem que estar bem treinada. No hospital que nós trabalhávamos, tinha 30 terapeutas, com a pandemia, foi para 100. Tinha 42 leitos e foi para 82. Era um estado de guerra. Porque era paciente saindo e entrando, todos, muito graves", recorda Silva, que, atualmente, é membro do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). 

Ele também ressaltou que a fisioterapia só está sendo homenageada porque, de fato, ela faz a diferença. “É difícil ter uma área da saúde que não tenha um fisioterapeuta atuando. Isso porque ele faz a diferença onde ele coloca a mão. É dar honra a quem tem honra", destacou em sua fala durante a solenidade. 

FISIOTERAPIA 24 HORAS

E pensando nessa importância da profissão foi que a Câmara formulou um projeto de lei que prevê a criação de cargos de fisioterapeuta para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24 horas) de Cáceres. A medida deve ser aprovada por unanimidade pelos vereadores e vereadoras, na próxima segunda-feira (17.10). Depois, o projeto segue para a sanção da prefeita Eliene Liberato. 

"Nós sabemos a importância de um fisioterapeuta para fazer uma ventilação mecânica não invasiva, num edema agudo. Hoje, quero dizer que foi protocolado nessa Casa de Leis, a lei complementar 023, do dia 13 de outubro de 2022, onde Cáceres terá, pelo menos, quatro fisioterapeutas atuando 24 horas na UPA. É um serviço fundamental que os usuários do SUS irão receber, porque nós acreditamos que a fisioterapia, não só reabilita: ela também salva vidas", enfatizou o vereador Luiz Landim (PV), que é fisioterapeuta de profissão, e autor do projeto de lei e das Moções de Aplausos em homenagem aos profissionais que atuam em Cáceres. 

A cerimônia na noite de quinta (13) também contou com a presença de professores e outras autoridades do setor. Ao todo, foram entregues 44 Moções de Aplausos a fisioterapeutas, pelos relevantes serviços prestados aos cidadãos cacerenses durante a pandemia. Esses profissionais atuam em residências particulares, na UPA e nos hospitais Regional e São Luiz.

 

Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres