Vereadores sugerem criação de programa de compostagem de resíduos orgânicos provenientes da merenda das escolas municipais

por imprensa — publicado 21/10/2021 13h35, última modificação 22/10/2021 08h41

Uma indicação aprovada na Sessão Ordinária de segunda-feira (18), na Câmara Municipal de Cáceres, sugere que o Executivo Municipal realize estudo para a criação de um programa de compostagem (reciclagem do lixo orgânico) da merenda escolar das escolas municipais.

Os autores da propositura, vereadores Cézare Pastorello e Marcos Ribeiro, citam um dado da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), segundo a qual a geração de lixo domiciliar cresceu mais de 10% durante a pandemia da Covid-19.

A compostagem transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. Com a implementação da compostagem nas escolas municipais, além do reaproveitamento de restos de alimentos das merendas escolares, será possível, segundo os vereadores, promover ações educativas a respeito da concepção e operação do processo.

Pastorello e Marcos mencionam alguns exemplos de como abordar a compostagem nas disciplinas escolares em qualquer série/ano. Nas aulas de Ciências, pode-se demonstrar a capacidade da natureza em reciclar totalmente os resíduos orgânicos e ensinar o papel dos microrganismos no processo, além de testar a decomposição de diferentes materiais.

Na Matemática, por sua vez, os estudantes poderão aprender a calcular volume e peso dos resíduos sólidos e do composto e diagnosticar a geração de resíduos de sua escola, registrando os dados e fazendo comparativos periódicos. E pode-se, na disciplina de Literatura, debater a experiência com os colegas, trocar opiniões e aprender sobre o impacto da reciclagem dentro e fora da escola, possivelmente levando a prática para casa.

Os vereadores elencam mais vantagens da compostagem e apontam um manual para servir de base técnica na indicação completa - leia-a aqui.