LEGISLATIVO ATUANTE: Vereadores pedem transparência na vacinação do Covid-19, buscam reformas visando o início da pesca, levam pautas da Saúde e Agricultura Familiar a Deputado Federal e ouvem moradores do Massa Barro e Vale do Mangaval

por imprensa — publicado 02/02/2021 13h05, última modificação 15/02/2021 10h56

Representando a Câmara Municipal de Cáceres, vereadores se fizeram presentes em diversas localidades do município, encontrando moradores para ouvir as necessidades dos bairros e levando suas reivindicações ao Executivo Municipal e ao Deputado Federal que visitou a cidade recentemente.

Confira, abaixo, mais um relatório com algumas das ações do #LegislativoAtuante nos últimos dias.

===

PARA EVITAR FURA-FILAS NA VACINAÇÃO DO COVID-19, VALDENÍRIA E MAZEH BUSCAM TRANSPARÊNCIA NO RELATÓRIO DE VACINADOS  

Na manhã da última quinta-feira (28) a vereadora Valdeníria Dutra solicitou à vereadora Mazeh Silva, representante do Legislativo Municipal na Comissão de Vacinação da Covid-19, que peça informativos sobre a imunização do público prioritário.

As vereadoras buscarão a divulgação, no Portal da Transparência, de todos os agentes de saúde vacinados, incluindo nome e número do cartão SUS, além da lotação do profissional no quadro da Secretaria Municipal de Saúde. 

O objetivo é demonstrar à população que não há munícipes burlando as filas de vacinação e que o Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação está sendo seguido rigorosamente.

===

VEREADOR FRANCO VALÉRIO RELATA ASSOREAMENTO DE TRECHO DA BAÍA E MÁS CONDIÇÕES DA RAMPA PÚBLICA FLUVIAL DO CENTRO HISTÓRICO E PEDE PROVIDÊNCIAS 

Também na quinta-feira (28) o vereador Franco Valério verificou a situação da rampa pública localizada no centro histórico da cidade, onde centenas de embarcações sobem e descem com frequência. 

Franco observou haver necessidade urgente de manutenção, visto que as valas abertas pela chuva podem prejudicar pescadores e embarcações, já visando o fim da Piracema e a retomada das atividades pesqueiras.

Ressaltando também o assoreamento de um trecho da baía próximo à Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Sematur) e da Agência Fluvial, o vereador pediu providências à Secretaria de Obras em relação a estes dois casos com maior brevidade possível. 

===

VICE-PRESIDENTE ISAÍAS BEZERRA OUVE PRODUTORES RURAIS DO ASSENTAMENTO VALE DO MANGAVAL 

O Vice-Presidente da Câmara, vereador Isaías Bezerra, se reuniu na última sexta-feira (29) com produtores rurais no Assentamento Vale do Mangaval, que pediram atenção à situação das estradas do local, apoio aos projetos da agricultura familiar e uma revisão no valor da Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Isaías se comprometeu a levar estas pautas ao Executivo e agradeceu a colaboração do técnico Jackson, da Empresa Mato-Grossense de Assistência, Pesquisa e Produção Rural (Empaer); de seu Nivaldo, residente do Assentamento Tarumã por seu trabalho nos Assentamentos em geral; e da Presidente da Associação de Moradores do Vale do Mangaval, Dona Maria de Fátima. 

===

VEREADORES MAZÉH, LANDIM E VALDENÍRIA RECEBEM O DEPUTADO DR. LEONARDO E LEVANTAM REIVINDICAÇÕES DA SAÚDE E AGRICULTURA FAMILIAR

No dia 28, o Deputado Federal Dr. Leonardo cumpriu agenda em Cáceres e teve reuniões com diversos vereadores. Valdeníria Dutra solicitou emendas para a saúde municipal e levantou a viabilidade de retornar Cáceres ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso (CISO-MT).

Ela também solicitou a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Jardim das Oliveiras, a qual atenderia também outros seis bairros adjacentes, e a construção da Casa da Mulher, espaço que seria gerido junto à Secretaria Municipal de Assistência Social para acolher mulheres em situação de violência doméstica, com apoio psicológico e assistencial às vítimas.

Outro parlamentar que discutiu a situação da Saúde municipal com Dr. Leonardo foi Luiz Landim. Já a vereadora Mazéh Silva levou ao Deputado as demandas da agricultura familiar em Cáceres.

===

PASTOR JÚNIOR OUVE RESIDENTES DO MASSA BARRO SOBRE ASFALTAMENTO, REDE DE ESGOTO E TROCA DE LÂMPADAS

Na tarde da sexta-feira (29) o vereador Pastor Júnior visitou moradores do bairro Massa Barro junto ao Secretário Municipal de Obras, Wesley de Sousa Lopes.

 Os residentes reivindicaram a conclusão do asfaltamento do bairro com a possibilidade do asfalto comunitário, interligação entre as ruas sem rede de esgoto e ruas já contempladas com a rede, e realização de troca de lâmpadas.

Os locais também se prontificaram a coordenar um mutirão de limpeza com os outros moradores, amparados pela Secretaria Municipal de Obras.