LEGISLATIVO ATUANTE: Vereadores verificam problemas no Betel, Cidade Alta e Corixa, pedem participação popular e buscam mais UTIs para Covid-19 junto a deputado

por Felipe Carvas Deliberaes publicado 15/01/2021 12h00, última modificação 15/02/2021 10h59

Representando a Câmara Municipal de Cáceres, vereadores se fizeram presentes em diversas localidades nos últimos dias, encontrando munícipes para ouvir as necessidades dos bairros e levando reivindicações à Assembleia Legislativa em Cuiabá.

Confira, abaixo, nosso relatório com algumas das ações recentes dos parlamentares cacerenses.

===

VEREADOR ISAÍAS BEZERRA BUSCA SOLUCIONAR PROBLEMAS DE SANEAMENTO NO BAIRRO BETEL

O vereador Isaias Bezerra, vice-presidente da Câmara Municipal de Cáceres, esteve na tarde de segunda-feira (11) visitando famílias no bairro Betel. Os moradores relataram problemas com o saneamento básico, enfatizando a existência de uma rede de esgoto não tratado que corta o bairro e passa ao lado de residências, prejudicando a saúde da população local.

Isaias atendeu ao chamado dos residentes Marciano e Madalena. Eles moram à beira de um córrego que não tem recebido limpeza nos últimos anos, acumulando água parada. O vice-presidente da Câmara se solidarizou com os moradores e afirmou que levaria o problema ao Secretário Municipal de Obras, Wesley de Sousa Lopes; juntos, ambos retornaram ao Betel na manhã de terça-feira (12). O secretário conferiu a situação de perto e garantiu ao vereador que não medirá esforços para solucionar os problemas o mais rápido possível.

O parlamentar ainda enfatizou a importância da participação da população em relação aos problemas nos bairros. “Onde houver um problema teremos a satisfação de visitar e buscar a solução. Entre em contato conosco, ajude-nos a fiscalizar”, afirmou Isaías. 

===

PROFESSORA MAZÉH VAI A CUIABÁ EM BUSCA DE MAIS LEITOS DE UTI PARA COVID-19

Na tarde da última sexta-feira (8) a vereadora Profª. Mazéh Silva fez visita à Assembleia Legislativa do Mato Grosso (ALMT), onde cumpriu agenda no gabinete do Deputado Estadual Lúdio Cabral (PT-MT).

A pauta principal foi o combate ao COVID-19 em Cáceres, com foco abertura de novos leitos de UTI nos hospitais da cidade e melhor estruturação da saúde. O gabinete do deputado se comprometeu a solicitar junto ao Governo Estadual, via ofício, que as vagas antes disponibilizadas no Hospital São Luiz sejam novamente ativadas para atender a população cacerense nos casos de Covid-19.

Também foram levantadas pautas como Agricultura Familiar, Meio Ambiente e o fechamento de escolas e remanejamento de estudantes em Cáceres, dentre outros assuntos. O deputado sinalizou apoio total às pautas levadas a ele pela vereadora Mazéh.

===

NA CORIXA, VEREADOR FRANCO VALÉRIO ATESTA FALTA DE EQUIPES DE PARTO E CRIANÇAS SEM CPF, RG NEM CERTIDÃO DE NASCIMENTO

Em visita à fronteira Brasil-Bolivia, na localidade da Corixa, a 100km da área urbana de Cáceres, o vereador Franco Valério constatou necessidade urgente de visitas mais frequentes de equipes de parto, após relatos de que muitos partos são feitos em casa e sem acompanhamento médico. 

Também verificou a existência de dezenas de crianças sem registros de nascimento nem identidades pessoais (RG e CPF); assim, tecnicamente elas não existem para o Estado e o município, sendo privadas de benefícios sociais. O vereador solicitará ao Executivo um meio de buscar as crianças e suas famílias para a realização dos devidos cadastros.

===

VEREADORES MANGA ROSA E MARCOS RIBEIRO SE COMPROMETEM COM REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA ESPORTIVA DO CIDADE ALTA

Também na última sexta-feira os vereadores Manga Rosa e Marcos Ribeiro se reuniram com moradores do bairro Cidade Alta, que reivindicaram gestão junto ao município para a realização urgente de uma ampla limpeza na praça esportiva Nelson Dantas, bem como um trabalho de revitalização da quadra e do campo.

Os parlamentares comunicaram que se reunirão nesta semana com o Executivo e com empresas privadas para solucionar este problema, que há anos impede os moradores locais de usufruírem da praça de maneira recreativa.