Vereadores aprovam indicação que solicita do Executivo ações de conscientização sobre a endometriose e seu tratamento

por imprensa — publicado 10/11/2021 10h00, última modificação 10/11/2021 10h00

Foi aprovada por unanimidade na Sessão Ordinária de segunda-feira (8), na Câmara Municipal de Cáceres, uma indicação endereçada ao Executivo Municipal e à Secretaria de Saúde solicitando que promovam ações de conscientização sobre a semana da endometriose e do diagnóstico precoce da doença, observada anualmente na semana do dia 13 de março.

A autora da propositura, vereadora Mazéh Silva, explica que a endometriose é definida como a presença, fora do útero, de tecido semelhante ao endométrio, causando uma reação crônica e inflamatória associada à dor, subfertilidade e qualidade de vida prejudicada.

condição é encontrada principalmente em mulheres em idade reprodutiva, de todos os grupos étnicos e sociais. As pacientes apresentam diminuição da qualidade de vida e redução de suas atividades, gerando problemas psicossociais, frustração e isolamento. Há também um impacto causado pelas perdas de horas de trabalho, absenteísmo etc.

Mazéh enfatiza que o tratamento para a endometriose inclui medicações e, em alguns casos, um processo cirúrgico, que tem como objetivo aliviar as dores fortes, impedir a evolução da doença e tentar restabelecer a fertilidade. O método mais indicado dependerá da extensão da doença, assim como da idade da paciente e de seus planos reprodutivos.

Ela informa em sua indicação que apenas um médico pode indicar o melhor tratamento para cada caso. Diante disso, solicita investimento em ações para a conscientização e o diagnóstico precoce da doença. Mazéh sugere do Executivo as seguintes iniciativas:

- Chamar a atenção para o problema da Endometriose;

- Divulgar ações preventivas, terapêuticas, reabilitadoras e legais relacionadas à Endometriose;

- Orientar as portadoras de endometriose a buscar diagnóstico precoce e tratamento integral e oportuno;

- Contribuir para a implementação de propostas que possibilitem o acesso universal equitativo aos serviços públicos para portadores de endometriose;

- Democratizar informações e acesso sobre as técnicas de diagnóstico e tratamento da endometriose;

- Sensibilizar todos os setores da sociedade para o problema da endometriose;

- Divulgar, prestar informações e orientar mulheres que busquem alternativas para a infertilidade.

Também assinaram a indicação os vereadores Luiz Landim e Valdeníria Dutra.