Primeira reunião da nova Legislatura da Câmara debate ações de contenção da pandemia e define representante para integrar o Comitê do Covid-19

por imprensa — publicado 04/01/2021 13h35, última modificação 04/01/2021 14h20

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, no Plenário da Câmara Municipal de Cáceres, uma reunião com os vereadores eleitos para a 19ª Legislatura, a qual se iniciou hoje e termina em 2024. Quase todos os parlamentares estiveram presentes - os vereadores Cézare Pastorello e Luiz Landim foram representados por seus assessores.

Na reunião, os vereadores se comprometeram a cumprir o Regimento Interno da Câmara Municipal. O Presidente Domingos Oliveira dos Santos determinou a realização de um curso de formação dos vereadores, em especial para conhecimento do rito das sessões legislativas. Foi deliberado, ainda, que durante esta segunda e terça-feira o Presidente tomará conhecimento dos projetos remanescentes do ano anterior ainda pendentes de análise.

Os vereadores debateram, em seguida, a necessidade de discutir as ações para prevenção da Covid-19, com o vereador Franco Valério demonstrando preocupação quanto ao recente aumento do número de casos na cidade e a vereadora Mazéh Silva sugerindo uma testagem em massa da população cacerense. O vereador Marcos Ribeiro relatou a existência de testes na Prefeitura Municipal, sobre os quais a Câmara pode deliberar sobre.

O vereador Leandro Santos apontou necessidade de reduzir a circulação de pessoas no município, e foi informado de que a Prefeita Eliene Liberato deve deliberar a respeito do assunto ainda nesta segunda-feira. O vereador Flávio Negação sugeriu utilizar o ginásio Didi Profeta para o atendimento de pacientes da Covid-19, com ajuda do Exército Brasileiro, ou outro local de grande porte.

O vereador Rubens Macedo enfatizou a necessidade de compra de uma vacina por parte do município para imunizar a população, quanto antes houver a aprovação de alguma por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Rubens também sugeriu consultar a Secretaria Municipal de Saúde a respeito da situação exata da pandemia em Cáceres.

Finalmente, foi eleito o vereador Cézare Pastorello para representar a Câmara Municipal no Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19. Ele levará aos outros integrantes do Comitê as questões acima levantadas pelos parlamentares e ficará encarregado de manter o diálogo entre a Câmara e a Prefeitura no que diz respeito a ações de combate à pandemia.