Presidente e Vice-Presidente da Câmara se reúnem com empresários bolivianos do setor de fertilizantes

por imprensa — publicado 11/02/2020 08h30, última modificação 11/02/2020 08h35

Representando a Câmara Municipal de Cáceres, o Presidente Rubens Macedo e o Vice-Presidente Wagner Barone participaram de uma reunião junto aos empresários bolivianos Ricardo Quiroz Mejia e Alejandro Salinas Gonzalez, do setor de fertilizantes agrícolas, no gabinete do Prefeito Francis Maris Cruz, que também esteve presente. O encontro ocorreu na última sexta-feira (7).

Segundo Rubens, a pauta da discussão foi a vinda de 500 toneladas de ureia originárias, cloreto de potássio, ulexita e gás de cozinha (que, na Bolívia, tem um custo de comercialização de apenas R$15,00), e até mesmo energia elétrica, visto que San Matías consome meros 30% da energia lá gerada e poderia vender o restante.

Há demanda destes produtos por parte dos agropecuários de Cáceres, e os empresários propuseram preços atrativos, eventualmente trazendo para a cidade uma distribuidora de fertilizantes. Esta, além de movimentar a economia, diminuiria custos de exportação e geraria empregos em massa.

Os vereadores observaram, ainda, que houve negociações para o transporte de ureia no ano passado, mas estas não avançaram devido ao método de transporte – via rio Paraguai. Sem o porto da cidade como opção viável, o produto foi transportado por via rodoviária, encarecendo os custos.

O Prefeito Francis se comprometeu a garantir o frete de retorno, e os caminhões que trarão a ureia retornarão com soja de produtores mato-grossenses, aproveitando a viagem de volta e mais uma vez incentivando a economia regional ao vender o grão para os bolivianos.

A discussão deve seguir entre os empresários e os Poderes Municipais, com o objetivo em comum de trazer os investimentos e alavancar a economia cacerense.


Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa