Presidente da Câmara recebe Prefeito de San Matías e estreita relações Brasil-Bolívia

por imprensa — publicado 21/02/2020 12h39, última modificação 21/02/2020 12h39

Representando o Poder Legislativo de Cáceres, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Rubens Macedo, recebeu o Prefeito de San Matías, Fabio López Olivares, junto de sua primeira-dama e de conselheiros do município na manhã de terça-feira (18), no Gabinete da Presidência.

Num primeiro momento, os representantes bolivianos entregaram convites personalizados para o Presidente Rubens e para os assessores dos vereadores da Câmara, convidando-os para os festejos do aniversário de 176 anos de San Matías, que se iniciam nesta sexta-feira (21) e se estendem até a segunda-feira (24), com eventos que celebram as tradições "Matieñas", desfiles, shows, solenidades e almoços.

Em seguida, Rubens e Fabio trataram sobre o estreitamento das relações entre as cidades gêmeas no que diz respeito à educação. O Presidente da Câmara reforçou ao Prefeito boliviano a necessidade de implementar o ensino do Português na Educação Pública de San Matías, visto que a Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) em Cáceres está em processo de implementar o Espanhol.

Fabio, embarcando no tema, relatou que haverá uma reunião no dia 5 de Março para estabelecer um convênio entre a Universidad Autónoma Gabriel René Moreno (UAGRM), de Santa Cruz de la Sierra, e instituições brasileiras interessadas, possivelmente habilitando intercâmbios entre os países.

Ele também relatou que as relações entre San Matías e Cáceres melhoraram muito a partir de 2016, com o início da atual gestão cacerense. Rubens fez questão de relembrar a reunião que teve com empresários bolivianos do ramo de fertilizantes no Gabinete do Prefeito Francis Maris Cruz, onde os parlamentares e os empresários negociaram a exportação de gás de cozinha, ureia, energia elétrica e outros vindos da cidade boliviana. 

O Presidente e os vereadores cacerenses devem se fazer presentes nas celebrações de aniversário de San Matías, aproveitando para estreitar ainda mais as relações entre os países.

 

Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa