Presidente da Câmara recebe grupo que pede implantação de Escola Cívico-Militar em Cáceres

por imprensa — publicado 06/03/2020 11h07, última modificação 06/03/2020 11h07

O Presidente da Câmara Municipal de Cáceres, vereador Rubens Macedo, recebeu em seu gabinete na manhã de quarta-feira (4) os integrantes do Movimento Eu Creio Numa Cáceres Melhor, encabeçado pelo engenheiro Takao Nakamoto.

Eles entregaram ao Presidente um abaixo-assinado que solicita a realização de uma audiência pública para a implantação de uma Escola Cívico-Militar no município. Já contando com cerca de 1,2 mil assinaturas, a solicitação se baseou em uma convocação do Presidente da República, Jair Bolsonaro, junto ao Deputado Estadual Sílvio Fávero (PSL-MT).

Fávero é o autor da Lei 10.922/2019, que dispõe sobre o Programa de Gestão Compartilhada Cívico-Militar para a criação ou transformação de unidades específicas da rede pública de ensino fundamental e médio do Estado de Mato Grosso em Escolas Cívico-Militares - EMMT.

A Lei foi sancionada pelo Governador Mauro Mendes (DEM) em julho do ano passado, e o Deputado Fávero convocou as escolas do Estado a manifestarem interesse em adotar o modelo. O Governo Federal, amparando a iniciativa, anunciou, em novembro do mesmo ano, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, selecionando 54 escolas públicas, sendo 38 estaduais e 16 municipais, localizadas em 23 estados e no Distrito Federal para serem convertidas.

Além do engenheiro Takao Nakamoto, falou com a imprensa da Câmara Municipal o Cabo Ribeiro, militar da reserva do Exército Brasileiro, o qual relatou que já há cinco municípios mato-grossenses com estrutura compatível com a implementação do programa, e que Cáceres pode ser a próxima caso haja demanda e amparo da administração municipal.

A audiência pública na Câmara já está marcada: dia 3 de abril. Siga acompanhando nosso site para mais informações. 

 

Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa