Maior cobertura vacinal contra covid e alagamento nos bairros: confira as indicações aprovadas pela Câmara em sessão ordinária

por Marcio Camilo da Cruz publicado 06/12/2022 14h25, última modificação 06/12/2022 14h25

Saúde e Infraestrutura dominaram a pauta da 86ª Sessão Ordinária da Câmara de Cáceres, que ocorreu nesta segunda-feira (05.12). O parlamento aprovou indicações para evitar alagamentos em bairros periféricos, solicitou asfalto de qualidade nas ruas da cidade e cobrou mais vacinação de crianças e idosos, por conta da Covid-19 e suas novas cepas virais. 

As indicações para infraestrutura na cidade foram puxadas a partir da fala do vereador Flávio Negação (UNIÃO). Na tribuna da Câmara, ele fez uma apelo para que a prefeita Eliene Liberato (PSB) tome medidas urgentes para cascalhar e asfaltar as ruas do Assentamento Laranjeiras, localizado na zona rural do município. Segundo ele, as vias se transformaram em verdadeiros atoleiros por conta das chuvas.

"O cascalhamento tem que ser feito de forma mais adequada na construção das estradas da região, porque está muito precária a situação. Teve, mais ou menos, 40 carros atolados nessa madrugada [05.12], na Laranjeira. A população local está muito revoltada", disse Negação. 

Vereador Flávio Negaçã

Também pensando no período chuvoso que se avizinha, a vereadora Mazéh Silva (PT) teve uma indicação aprovada, por unanimidade pelos colegas, que pede a limpeza dos córregos, bem como o cascalhamento de todas as ruas e alamedas que cortam o bairro Espirito Santo. Tal trabalho deve ser realizado pelas secretarias de Infraestrutura e Logística e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico. 

Mazéh destaca que se trata de um bairro carente de infraestrutura, e que os moradores, todo ano, sempre sofrem por terem suas casas invadidas pela enxurrada, durante o período chuvoso. 

"No ano passado, esses moradores ficaram dentro d'água, na época da chuva. Ali vira um rio e a preocupação é muito grande, no sentido dessa cena se repetir. Pedimos que a prefeitura priorize a abertura desses canais, pois esses canais passam dentro dos terrenos de algumas casas, e isso acaba atrapalhando, porque essa água vai ficar presa dentro do bairro, ela não vai ter escoamento", detalhou a parlamentar.

Vereadora Mazéh Silva

Ela alerta que se as medidas não forem feitas, haverá novamente uma grande inundação, com pessoas perdendo seus pertences dentro de casa. "Isso é desesperador, porque as famílias passam o ano inteiro pagando dívidas para adquirir esses imóveis, e aí vem o período chuvoso e acaba com tudo que eles adiquiriram", disse a vereadora.

O vereador engenheiro Celso Silva (Republicanos) também pediu atenção da Secretaria de Infraestrutura, a respeito dos pontos de alagamento na cidade. Em especial, fez uma indicação de serviço de drenagem superficial na Rua José Palmiro da Silva, no bairro Lavapés. 

"Entre a rotatória dos Bombeiros, até o trecho da ponte do Sangradouro, tem alguns pontos de alagamento. E naquela pavimentação, ela tem pontos de drenagem. Então, o que nós estamos sugerindo, é um olhar clínico da Secretaria de Infraestrutura para que ela possa fazer esse ponto de drenagem e deixar a rua em trafegabilidade", argumentou.

Vereador Celso Silva

O vereador também indicou que a prefeitura realize o mesmo tipo de serviço na Rua 6 de Outubro e entre as ruas do Canário e Travessa José Wilson. 

SAÚDE

Durante a sessão, os vereadores e vereadoras também aprovaram proposituras voltadas para a área de Saúde. Entre elas, o requerimento que pede informações sobre índices de vacinação, especialmente, quantas pessoas foram vacinadas no município neste ano, nas faixas etárias de até 39 e acima de 40 anos.

"Temos acompanhado pela mídia que a questão da Covid-19 e do [vírus] HN3 não está zerada em nosso município. E temos um índice muito baixo de vacinação, e sabendo que estamos num período de festividade - Natal Luzes, e depois o Festival de Pesca - temos que tratar esse assunto da Covid e das novas cepas com muita responsabilidade. Então, através desse requerimento, vamos ver como está o índice de vacinação em nosso município", disse o parlamentar.  

Vereador Luiz Landim

A indicação foi elogiada pelo vereador Celso Silva. Ele destacou que é necessária uma intensa campanha de vacinação para mobilizar os cacerenses quanto a importância de se imunizar contra as doenças. 

"Os números da vacinação no município não são favoráveis a nenhuma doença. Há uma procura muito pequena da população cacerense, e nós precisamos urgentemente fazer uma campanha de vacinação em todos os postos de saúde, atendendo a todos os bairros de Cáceres”, salientou. 

Ao todo, a sessão ordinária contou com cerca de 30 proposituras aprovadas, entre indicações, requerimentos e Moções de Aplausos, para valorizar e beneficiar a população cacerense. As propostas serão encaminhadas para que o Poder Executivo tome as devidas providências, no sentido de acatar, ou não, as medidas sugeridas pelo Legislativo. 

Confira outras indicações aprovadas pela Câmara, durante a última sessão ordinária (05.12):

- O vereador Pastor Júnior indica ao executivo que após a conclusão de obras que necessitaram cortar o asfalto das ruas em nosso município, que seja feito imediatamente a pavimentação ou recapeamento deste local onde foi efetuado o serviço.

- Vereador Lacerda do Aki - Indica ao Executivo Municipal, o patrolamento e o cascalhamento da via pública, rua João Albuquerque, no bairro Cavalhada para melhor trafegabilidade aos moradores que transitam por aquela região. 

- Vereador Cézare Pastorello - Propõe a restauração arqueológica do Marco do Jauru, a instalação de placa informativa completa e reforça o pedido de instalação de grades de proteção em volta do monumento.

Vereador Franco Valério - Indica para que seja viabilizado pelo Município de Cáceres/MT, a concessão de isenção fiscal do ISS aos artesãos, prestadores de serviços no âmbito artesanal (instrutor de cursos, serviços de recuperação de artes, etc.), e também, conceder isenção de Taxas, especialmente sobre a ocupação de solo, objetivando incentivar a Cultura em nossa cidade de Cáceres.

Vereador Rosinei Neves - Moção de Aplausos aos profissionais Médicos do programa Mais Médicos que desempenharam nas Unidades de Saúde da Família suas funções com dedicação, responsabilidade e humanismo no município de Cáceres.

CONFIRA TODAS AS PROPOSITURAS DA 86ª SESSÃO ORDINÁRIA


Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres