Indicações aprovadas em Sessão pedem colaboração entre Executivo e produtores para plantio em massa e contínuo de mudas de árvores no município

por imprensa — publicado 22/09/2021 11h38, última modificação 22/09/2021 11h38

Duas indicações aprovadas na Sessão Ordinária de segunda-feira (20), na Câmara Municipal de Cáceres, solicitam da Secretaria Municipal de Saneamento e Meio Ambiente o plantio de dez mil mudas de árvores nativas do bioma pantaneiro e do cerrado no município, e o desenvolvimento de uma Parceria Público-Privada com produtores cacerenses da região da comunidade do Caramujo e entorno visando o plantio contínuo de mais mudas.

O autor das proposituras, vereador Celso Silva, explica que as iniciativas se mostram extremamente necessárias e urgentes diante do atual cenário global, com a ocorrência cada vez mais frequente de eventos climáticos extremos, causados pela incessante ação de degradação da natureza imposta pelo homem.

Numa visão regional, explica Celso, passamos por uma seca histórica no bioma pantaneiro, que favorece desastres naturais com prejuízos incalculáveis na fauna e flora do Pantanal. O vereador avalia que, diante deste cenário, se faz necessário que o Executivo Municipal envie uma mensagem contundente e clara à população: é preciso regenerar a natureza, criando um círculo virtuoso de preservação, equilíbrio e sustentabilidade.

O autor das indicações complementa que, enquanto administração pública, o Legislativo e o Executivo devem pensar de maneira holística o desencadeamento das ações. O desenvolvimento da sugerida parceria, segundo Celso, implica na organização dos cultivadores para o atendimento de futuras demandas da administração municipal.

Consequentemente, haverá o aperfeiçoamento de técnicas e modelos de gestão ambiental, desenvolvimento de cadeia produtiva com impactos econômicos nas comunidades contempladas, oferta de empregos diretos e indiretos com consequente distribuição de renda, e recomposição da flora local através do replantio de árvores frutíferas que outrora foram removidas com o avanço das mais variadas ações de ocupação humana.