Indicação solicita que Águas do Pantanal analise qualidade da água de córrego utilizada por residências na Corixa

por imprensa — publicado 05/08/2022 10h48, última modificação 05/08/2022 10h48

Uma indicação aprovada na Sessão Ordinária desta semana, no dia 1º de agosto, solicita à Autarquia Águas do Pantanal a análise físico-química da água do Córrego da Passaginha, que abastece residências na comunidade da Corixa.

A autora da proposição, Vereadora Mazéh Silva, informa que moradores da comunidade relataram-na o uso da água captada no córrego para consumo, cozimento de alimentos e limpeza em algumas residências.

A Vereadora contextualiza que a análise microbiológica da água identifica se há microrganismos patogênicos e/ou substâncias químicas no líquido. A presença de bactérias pode indicar a possibilidade de contaminação da água por fezes (humanas ou animais) na rede de distribuição, ou condições impróprias de higiene nos reservatórios e bebedouros.

Ela explica que as análises físico-químicas servem para validar parâmetros tanto físicos (como temperatura, sabor, odor, cor, turbidez e condutividade elétrica) como químicos (pH, alcalinidade e dureza) da água. Diante disso, a Vereadora solicita as análises e posterior divulgação ampla dos resultados.

Leia a indicação: