Indicação solicita equipe de servidores para estudo de preservação da cachoeira do Facão

por Felipe Deliberaes publicado 18/11/2021 14h46, última modificação 18/11/2021 14h46

Uma indicação aprovada na Sessão Ordinária desta semana, na terça-feira (16), solicita ao Executivo Municipal o encaminhamento de uma equipe de servidores para desenvolver um plano de preservação da cachoeira do Facão, realizando a coleta e a análise da água que os munícipes pegam na fonte para consumo pessoal.

A proposição também pede que seja construído um armazenamento para água da fonte, com algumas torneiras para facilitar o abastecimento dos reservatórios dos munícipes que ali frequentam, e fazer o reflorestamento do local com plantas nativas. 

O autor da indicação, vereador Pastor Júnior, afirma que ela vem atender o pedido de diversos frequentadores deste ponto turístico e de moradores desta localidade que há muito tempo desejam que este espaço receba atenção especial por parte do poder público.

O parlamentar relatou ter constatado presencialmente a necessidade de cuidados especiais na cachoeira, e observou muitos moradores utilizando da água que sai da fonte para seu consumo diário. Ele se mostrou preocupado devido à forma que está sendo feita a coleta, e deseja saber se a água está apropriada para o consumo ou se precisa de algum tratamento.

Pastor Júnior também observou que a vegetação se encontra deteriorando por falta de cuidados. Devido a estas situações, ele considera essencial o deslocamento de uma equipe para o trabalho de plantio de árvores nativas, além da preservação e conscientização quanto aos cuidados a serem tomados com a cachoeira e o meio ambiente em geral.