Indicação que busca criação de brigada municipal para combate a incêndios florestais é aprovada em Sessão

por imprensa — publicado 20/05/2021 12h15, última modificação 20/05/2021 13h06
Foi aprovada por unanimidade na Sessão Ordinária desta segunda-feira (17), na Câmara Municipal de Cáceres, uma indicação que busca a criação de uma brigada municipal para ajudar no combate a incêndios florestais tanto no município como no Pantanal mato-grossense.

A iniciativa, de autoria do vereador Franco Valério, seria uma medida preventiva diante dos indícios de estiagem prolongada em 2021, em razão da escassez de chuva na região. A proposição é endereçada ao Governador do Estado, Mauro Mendes, ao Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Max Russi, e à Prefeita Eliene Liberato, solicitando a viabilização de recursos dos governos estadual e federal para a implantação da brigada.

A ideia, de acordo com Franco, é prevenir as queimadas que dizimaram muitas espécies de animais, peixes, plantas, aves e répteis nos incêndios de 2020. Isto se dará com a aquisição de equipamentos, roupas especiais, respiradores e demais apetrechos que possam ajudar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil no enfrentamento às queimadas.