Indicação pede que Executivo efetue plano de ação para controle do Coronavírus em Cáceres

por imprensa — última modificação 17/03/2020 12h55

Foi aprovada por todos os vereadores presentes na Sessão Ordinária nesta segunda-feira (16), na Câmara Municipal de Cáceres, uma indicação encaminhada ao Executivo Municipal para que este efetue um plano de ação em contingência para monitoramento, controle e assistência a possíveis casos de infecção pelo novo Coronavírus (Covid-19) em Cáceres.

De autoria do vereador Claudio Henrique Donatoni (PSDB), o texto da proposição justifica que as preocupações quanto à proliferação do vírus vêm se alastrando por todo o Brasil, chegando à situação de pandemia. Dessa forma, se faz necessária a criação de uma frente de ações com a finalidade de reduzir os riscos gerais.

“O plano poderá ser elaborado pela Secretaria de Saúde com parcerias, tendo como atribuições investigar, manejar e notificar casos potencialmente suspeitos de infecção pelo vírus”, complementa o autor da proposição.

Ela ainda aponta que, ao se definir um caso como suspeito, será importante proceder com o isolamento do paciente e notificar as autoridades epidemiológicas locais; Da mesma forma, os profissionais de saúde que atendem a pessoa contaminada devem estar com os equipamentos de proteção individual (EPIs) previstos pela Anvisa.

As indicações são sugestões de ações e iniciativas feitas pelos vereadores ao Poder Executivo.

Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa