Indicação aprovada em Sessão solicita que Executivo encaminhe projeto para criação de cargos permanentes de assessoria na Secretaria de Esporte e Lazer

por imprensa — publicado 19/11/2021 10h20, última modificação 19/11/2021 13h02

Os vereadores da Câmara Municipal de Cáceres aprovaram, na Sessão Ordinária desta semana, na terça-feira (16), uma indicação solicitando que o Executivo formalize e encaminhe ao Legislativo um projeto de lei que crie em seu lotacionograma os cargos de Assessor Executivo e Assessor Técnico na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, sendo estes de perfil técnico e caráter permanente.

A prerrogativa de criação de cargos pertence ao Executivo, cabendo aos vereadores apenas demonstrar a necessidade de tal iniciativa e sugerir a criação do projeto para posterior apreciação e votação.

De autoria do vereador Celso Silva, a justificativa para a criação destes dois cargos efetivos no quadro de servidores municipais leva em conta a Lei Estadual nº11.551/2021, que institui o Plano Estadual de Esporte e Lazer, traçando metas para políticas públicas na área para os próximos dez anos em todo o Mato Grosso.

Para Celso, portanto, cabe ao município desenvolver estas políticas de forma a ir ao encontro dos reais anseios da população, como, por exemplo, formas de amenizar o impacto das rotinas estressantes e maléficas impostas pelo mundo globalizado.

O vereador reitera que as atividades físicas têm o potencial de prevenir inúmeras doenças crônicas de natureza cardiovascular, respiratória e metabólica, além de hipertensão, diabetes e câncer, entre outras.

Ele finaliza asseverando que é preciso buscar o conhecimento técnico científico como forma de melhorar os serviços oferecidos através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em sua administração, na elaboração e proposição de projetos, na capacitação de fomento e recursos e no desenvolvimento técnico - o que só é possível quando há conhecimento acadêmico na área.