Covid-19: Com disparo de casos em Cáceres, indicação sugere retomada da vacinação de grupos de trabalhadores essenciais

por imprensa — publicado 01/07/2022 08h40, última modificação 01/07/2022 08h43

Uma indicação aprovada na Sessão Ordinária desta semana, no dia 27, sugere do Executivo Municipal a retomada da vacinação, com dose de reforço, dos grupos prioritários - como trabalhadores das áreas de segurança, educação, indústria e demais, independentemente da idade.

O autor da proposição, Vereador Cézare Pastorello, utiliza como base para a indicação o aumento exponencial do número de infectados pelo novo coronavírus em Cáceres e no Brasil, e os efeitos mitigadores que as doses de reforços têm para conter a transmissão do vírus. 

Ele elabora que os grupos prioritários foram elencados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, com a finalidade de evitar a contaminação em massa da população ao mesmo tempo em que evita-se a interrupção dos serviços essenciais.

Pastorello afirma que, ainda que a vacinação tenha diminuído consideravelmente o número de internações e óbitos, ainda continua causando efeitos como ausência das atividades laborais (licença por atestado médico), necessidade eventual de medicação e outros.

Sendo assim, considerando as doses de reforço como importantes para evitar os efeitos da Covid-19, o Vereador conclui que o município deve retomar a vacinação de reforço desses grupos prioritários, de modo a criar barreiras verticais na contaminação e evitar os prejuízos causados aos serviços essenciais, como segurança, educação e abastecimento.

Leia a indicação: https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2022/4924/i_-_2022_19_-_eliene_-_vacinacao_seguranca.pdf