Comissão de Saúde da Câmara de Cáceres busca regularização da UPA e mais estrutura para Hospital São Luiz

por Marcio Camilo da Cruz publicado 30/11/2022 13h46, última modificação 30/11/2022 13h46

A Comissão de Saúde, Higiene e Promoção Social da Câmara de Cáceres se reuniu, nesta terça-feira (29.11), para fiscalizar e cobrar do Executivo melhorias no setor. Dessa vez, as pautas foram pendências de serviços à população, por parte da Secretaria Municipal de Saúde; e irregularidades no Hospital São Luiz, apontadas pelo Ministério Público Estadual (MPE).    

Quanto às pendências da saúde municipal, 12 problemas foram apontados pela Comissão da Câmara, como a "Regularização da UPA" e das demais unidades de saúde do município. O vereador Luiz Landim (PV), presidente da Comissão, ressaltou que essas pendências estão entre as mais urgentes a serem resolvidas. "É mais urgente regularizar a UPA e as Unidades Básicas de Saúde, porque tudo isso interfere diretamente no financeiro, pois o município fica sem receber recursos do Governo Federal", afirmou.

Quanto à UPA, ele detalhou que os principais problemas envolvem a parte estrutural da unidade. "Tem que estruturar a farmácia e comprar equipamentos", exemplificou.  

Outro ponto importante é que é preciso fazer uma forte campanha de vacinação, "para aumentar o número de pessoas que estão deixando de ser vacinadas" em Cáceres.  

Segundo Landim, a secretária municipal de Saúde, Márilsi da Dores Queiroz, que participou da reunião da Comissão, se comprometeu em resolver todas as pendências na área de saúde até dezembro de 2023. 

As pendências são: 

  • Regularização da UPA

  • Regularização das Unidades

  • Teste Seletivo dos Agentes Comunitários e Ambientais

  • Cronograma de atendimento da zona rural

  • Contratação dos auxiliares de de saúde bucal

  • Cronograma de aumento da Cobertura de vacinação

  • Regularização do Castra Móvel

  • Prestação de Conta do Quadrimestre 

  • Regularização da Farmácia Básica 

  • Restauração do Planejamento Familiar

  • Demanda reprimida de consulta e cirurgias 

  • Fluxograma de entrega dos medicamentos obrigatórios nas unidades

Equipe da prefeitura de Cáceres, juntamente com a secretária de Saúde, Márilsi da Dores Queiroz (à direita na foto).Foto: CMC

SÃO LUIZ

Outra pauta foram as 79 irregularidades no Hospital Regional São Luiz, apontadas pelo Ministério Público Estadual (MPE), por meio de uma Ação Civil Pública. Entre os problemas apontados estão a falta de medicamentos e de médicos especializados, para atuar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na equipe de Ginecologia e Obstetrícia (GEO). 

A Comissão de Saúde da Câmara ouviu da direção do hospital que essas pendências estão sendo resolvidas, desde que o Governo de Mato Grosso assumiu a gestão do São Luiz, em março deste ano.  

"Os principais pontos resolvidos foram na parte médica, com a contração de profissionais especializados em números suficientes e adequados. Também resolvemos pendências na parte estrutural e  compramos medicamentos, materiais de higiene e limpeza, enxoval e nutrição. Também não temos mais falta de alimentação nenhuma. Servimos um alimento de qualidade, não só para o paciente, mas também para os funcionários", pontuou Onair Azevedo Nogueira, diretor administrativo do Hospital São Luiz, ao acrescentar que há pendências que ainda precisam ser regularizadas. "Estamos fazendo o nosso melhor", assegurou o gestor. 

Valdeníria Dutra (PSB), membro da Comissão de Saúde, reconhece os avanços, principalmente na parte de atendimento à população. No entanto, pondera que há pendências na parte estrutural do São Luiz que precisam ser sanada o quanto antes.

"Antes [de entrar a gestão do Estado] não tinha medicamento e nem médicos técnicos responsáveis. Era um caos. As crianças estavam morrendo. Mas hoje voltou a equipe da UTI, nós temos médico. A GEO [Ginecologia e Obstetrícia] está muito bem assistida. Porém, têm algumas deficiências, por exemplo, o elevador que tem que comprar um novo, e [a compra] já está em andamento, e tem também a ressonância magnética que não funciona", disse Valdeníria. 

Vereadora Valdeníria Dutra, membro da Comissão de Saúde. Foto: CMC

Onair, o diretor administrativo do São Luiz, avaliou como positiva a reunião com a Comissão. Ele ressaltou que a Câmara de Cáceres e o MPE são órgãos fundamentais na fiscalização dos bens públicos. 

"Ambos são agentes que têm que estar sempre em consonância para tirar as dúvidas da população. A Câmara deve sim ter essas conversas com a gente e nós temos sim que prestar esclarecimentos, trazendo as informações atualizadas e verdadeiras para a sociedade", declarou. 

Além de Landim (Presidente) e Valdeníria (Membro), também faz parte da Comissão de Saúde, Higiene e Promoção Social da Câmara o vereador Marcos Ribeiro (PSDB), que é relator  da comissão. 

O grupo tem a prerrogativa de opinar sobre proposições e assuntos relativos às políticas públicas de saúde física, mental e bucal; programas governamentais e comunitários de saúde; prestação de assistência à saúde: campanhas e ações educativas. 

A Comissão se reúne uma vez por mês, para discutir diferentes demandas na área da saúde do município. 

Também fizeram uso da palavra durante a reunião, os vereadores Isaías Bezerra (Cidadania) e Celso Silva (Republicanos). A reunião também contou com a participação do Conselho Municipal de Saúde.


Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres