Câmara recebe profissionais da Saúde e promove testagem de Covid para servidores e vereadores

por imprensa — publicado 15/10/2020 11h45, última modificação 15/10/2020 13h04

A Câmara Municipal de Cáceres recebeu, na terça-feira (13), uma equipe farmacêutica da Saúde Municipal para a realização de testes de anticorpos (IgM e IgG) para o Coronavírus (Covid-19), que se deu entre as 08 e 12h.

A iniciativa partiu de requerimento protocolado pelo vereador Wagner Barone no início de setembro e aprovado em Sessão Ordinária duas semanas depois. Foram testados aproximadamente 40 servidores e vereadores, dos quais 02 tiveram resultados positivos para ambos os anticorpos (infectados assintomáticos que, segundo as profissionais de saúde que aplicaram os testes, não transmitem mais o vírus) e 01 testou positivo apenas para IgM, posteriormente confirmado em teste particular, o que indica fase inicial de infecção. Este servidor está afastado por 14 dias e em isolamento domiciliar.

O número diminuto de casos na Câmara Municipal desde o início da pandemia (menos de 10% do quadro funcional e eletivo) reforça a efetividade dos protocolos adotados pela Mesa Diretora, que instituíram, ainda no início da pandemia (há cerca de seis meses), a possibilidade de teletrabalho e revezamento dentro das Secretarias, visando impedir aglomerações e proteger servidores que integram o grupo de risco, como os de idade avançada, hipertensos e/ou com problemas respiratórios. As medidas ainda possibilitaram a realização de Sessões e Audiências por meio de videoconferência, sem a necessidade de presença física de todos os 15 vereadores no mesmo espaço.

O referido teste possui 100% de sensibilidade comprovada na detecção de anticorpos totais maduros (IgM e IgG) contra a Covid-19 e uma especificidade maior que 99,8%, evitando falsos-positivos com outros tipos de coronavírus e outros vírus de gripe comum - ou seja, a probabilidade de haver detecção cruzada de anticorpos gerados a partir de outros vírus respiratórios e, consequentemente, incerteza quanto à existência dos anticorpos específicos do Covid-19, é praticamente nula.

O Presidente Rubens Macedo, em nome do Poder Legislativo, agradece a Secretária Municipal de Saúde, Silvana Maria de Souza, as enfermeiras Cátia Virgínia Weber e Makelaine Brustolin que compareceram à Câmara para realizar a testagem, e todos os representantes da Saúde e do Executivo que possibilitaram a testagem dos servidores e vereadores desta Casa de Leis.