Câmara Municipal celebra Dia do Vereador nesta terça-feira (08.11)

por Marcio Camilo da Cruz publicado 07/11/2022 10h50, última modificação 07/11/2022 11h32

A Câmara Municipal de Cáceres reúne autoridades políticas e judiciária para celebrar o Dia do Vereador (1° de Outubro). O evento ocorre nesta terça-feira (08.11), a partir das 19h, no salão de eventos da Secretaria de Turismo e Cultura (Sicmatur) do município. 

Estarão presentes no evento, autoridades políticas das esferas municipal, estadual e federal, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Entre as personalidades convidadas estão a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho, e o  deputado federal, José Medeiros.

A noite terá como anfitrião o vereador Professor Domingos, presidente da Câmara de Cáceres. Ele, e as demais vereadoras e vereadores do município entregarão mais de 50 títulos de Cidadãos Cacerenses, como forma de homenagear pessoas que prestaram relevantes serviços à cidade, em diferentes áreas (saúde, educação, cultura e etc.).

A noite também contará com a animação da Banda do Exército Brasileiro. 

Dia do Vereador

O Dia do Vereador é comemorado anualmente em 1° Outubro. A data foi instituída por meio da Lei Federal 7.212, de 20 de julho de 1984. 

Uma curiosidade sobre a data é que ela foi criada em homenagem ao ex-imperador D. Pedro I. Foi ele quem estabeleceu as primeiras normas que regiam o cargo de vereador, a partir das Constituição de 1824, que foi oficializada pela Lei de 1° de outubro de 1828. 

Outra curiosidade é que o Hino Nacional do Vereador foi composto pelo cacerense, o professor e advogado Ênio Maldonado (falecido há 14 anos), autor de vários livros e artigos para jornais.

As(os) vereadoras(os) desempenham um papel fundamental para o exercício pleno e fortalecimento da democracia. 

Eles e elas são os representantes mais diretos do povo na política, sendo  responsáveis por fiscalizar as atividades do Poder Executivo municipal (prefeituras). 

Também são responsáveis por criar indicações e projetos de leis, com objetivo de melhorar a vida das pessoas, em áreas como: educação, segurança pública, infraestrutura, cultura, esporte e lazer.

 

Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres