Câmara homenageia karatecas cacerenses por conquistas no campeonato brasileiro

por Marcio Camilo da Cruz publicado 01/11/2022 14h09, última modificação 01/11/2022 14h09

A Câmara de Cáceres homenageou, nesta segunda-feira (31.11), com Moção de Aplausos, os(as) karatecas da cidade pelo desempenho no Campeonato Brasileiro da modalidade, que ocorreu de 13 a 16 de outubro em Anápolis (GO). A seleção mato-grossense participou do evento com 106 atletas, sendo 51 de Cáceres, e conquistou o terceiro lugar geral da disputa, que envolveu mais de 3 mil karatecas de 19 estados. 

As Moções de Aplausos foram entregues pelo vereador Marcos Ribeiro (PSDB). Foi ele quem sugeriu a homenagem. "É muito orgulho para a cidade de Cáceres, para o estado de Mato Grosso, o que vocês têm feito, a nível nacional, conquistando várias medalhas", disse Ribeiro ao ressaltar o trabalho da Academia Wkan, que atua há mais de duas décadas na formação de karatecas em Cáceres. 

O sensei da academia Wkan e presidente da Federação Esportiva Mato-grossense de Karate, Valdo Silva, agradeceu a homenagem feita pela Câmara. Ele também ressaltou o empenho dos atletas durante o campeonato e pediu mais incentivos por parte do Poder Público. 

"Se a gente se unir ainda mais, temos condições de tornar Mato Grosso campeão brasileiro. E a maioria dos membros da seleção são cacerenses, e com muito orgulho", ressaltou em sua fala na tribuna da Câmara. 

A atleta Vanusa Pereira da Silva (25 anos), que levou a medalha de ouro em sua categoria, também destacou a importância da Moção de Aplausos. Para ela, trata-se de um reconhecimento que dá visibilidade aos karatecas da cidade, que se dedicam intensamente ao esporte. 

Ela lembrou que começou a praticar Karatê na adolescência, a partir de um projeto social da Academia Wkan, que envolve jovens de bairros carentes em Cáceres. Afirma que o esporte transformou a sua a vida, ao lhe dar uma perspectiva de futuro. "Eu vim de um bairro muito carente  e o Karatê me deu novos horizontes. Se hoje estou cursando faculdade de Direito, devo muito a ele", reforçou. 

Assim como o sensei, ela também enfatizou a importância do Poder Público apoiar mais os atletas. Acrescentou que os recursos do Bolso Atleta, por exemplo, foram importantes para custear a participação dos karatecas no Campeonato Brasileiro.  "Os primeiros recursos com o Bolsa Atleta envolveu a participação deles no campeonato. Fomos com 106 atletas e ganhamos várias medalhas. E neste ano ainda temos a possibilidade de inserir mais atletas para receber o benefício", projetou.   

 

Por Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres