Câmara aprova propostas nas áreas de saúde, educação, esporte e lazer em Cáceres

por Marcio Camilo da Cruz publicado 29/11/2022 14h24, última modificação 29/11/2022 14h24

Brinquedoteca em unidade de saúde, obras de infraestrutura, academia comunitária e despedida de vereador. Esses foram alguns dos destaques da 85ª Sessão Ordinária da Câmara de Cáceres, que ocorreu nesta segunda-feira (28.11). Os cidadãos puderam acompanhar os debates de maneira presencial, no plenário da Câmara, e também pela rede social Youtube.

Na área de Educação e Saúde, a vereadora Mazéh Silva (PT), por meio da Indicação 1027/22, pediu para que a Prefeitura de Cáceres instale uma mini biblioteca e brinquedoteca nas Unidades Básicas de Saúde e Postos de Saúde, para atender as crianças que precisam passar por algum tipo de procedimento nessas unidades. 

Ao justificar a Indicação, Mazéh detalhou que as UBS e Postos de Saúde atendem um grande número de crianças, que, por estarem doentes, estão num processo difícil e a demora no atendimento tende a deixar a experiência ainda mais traumática. "Ao disponibilizar uma mini biblioteca nestes pontos o Poder Executivo além de garantir que a passagem das crianças pelo postos seja mais tranquila, ainda incentivará o gosto pela leitura", argumentou a parlamentar. 

Outra Indicação na área da saúde foi a do vereador Isaías Bezerra (Cidadania). Ele pede que a Secretaria Municipal de Saúde realize estudos técnicos com objetivo de implantar a Lei Federal 13.722, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil em Cáceres. 

Já na área de Esporte e Lazer, duas Indicações se destacaram, sendo propostas pelo vereador Luiz Landim (PV) e Valdeníria Dutra (PSB). Ambos pedem a instalação de academias Comunitária e da Terceira Idade ao ar-livre, para promover a saúde e bem estar da população, no bairros Vila Irene (indicação de Landim)  e Jardim Imperial (indicação de Valdeníria), sendo que neste último também é pedido que a prefeitura construa um parque infantil e instale iluminação de LED, além de promover a revitalização paisagística, bem como a construção de uma quadra de areia na praça do bairro Jardim Imperial. 

Já na área de infraestrutura, os vereadores Flávio Negação (UNIÃO) e Lacerda do Aki (PRTB) pediram o patrolamento de todas as ruas do bairro Marajoara (indicação de  Negação); e manutenção e reparos na ponte do córrego do Quatá, localizada na MT-175, Distrito de Novo Horizonte, próximo ao Sítio do Saru, que dá acesso a Comunidades de Nova Limeira, Cacimba e Quatro Bocas (indicação de Lacerda). 

Ao todo, as vereadoras e vereadores debateram e aprovaram 34 proposituras, na sessão desta segunda, entre Indicações, Requerimentos e Moções de Aplausos. As sessões ordinárias da Câmara de Cáceres são realizadas todas as segundas-feiras. 

As demais indicações dos parlamentares, aprovadas na 85ª Sessão Ordinária , pode ser conferidas através deste link: https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/279

DESPEDIDA

A sessão também foi marcada pela despedida do suplente de vereador Danilo do Caramujo. Durante um mês, ele assumiu a titularidade na Câmara, no lugar de Marcos Ribeiro (PSDB), que havia se ausentado por motivos pessoais. 

Durante o tempo em que esteve atuando como parlamentar, Danilo teve uma série de indicações aprovadas, nas áreas de saúde, infraestrutura, educação, esporte e lazer. Sua atuação foi bastante elogiada pelos demais vereadores e vereadoras da Casa de Leis. 

"Com seu jeito simples e trabalhador, o Danilo conquistou a todos nós. Tenho certeza que ele voltará a essa Casa de Leis, e, dessa vez, como titular. A comunidade do Caramujo só tem a ganhar com um representante desses, que foca sua atuação no social e não se envolvem em questões politiqueiras", destacou a vereadora Valdeníria Bezerra. 

Em seu discurso, Danilo agradeceu ao apoio dos colegas e também dos servidores da Câmara. "Nesses 30 dias foi um aprendizado enorme que levarei para vida inteira. Encerro essa etapa, com a sensação de dever cumprido e de que fiz bons amigos por aqui", salientou. 


Marcio Camilo
Imprensa Câmara de Cáceres