Câmara aprova indicação de campanha de conscientização para pedestres e motoristas no trânsito

por imprensa — publicado 10/02/2020 08h30, última modificação 10/02/2020 10h46

Foi aprovada por todos os vereadores da Câmara Municipal de Cáceres, na Sessão Ordinária da última segunda-feira (3), uma indicação endereçada ao Prefeito que sugere a criação da campanha “Pé na Faixa, respeito à vida” no município.

A indicação, de autoria do vereador Claudio Henrique Donatoni (PSDB), tem como objetivo a instauração de uma campanha educativa de conscientização a respeito da importância da faixa de pedestres, tanto para motoristas quanto para transeuntes.

“Consideramos que a campanha educativa tem como foco diminuir as estatísticas de acidentes no trânsito na nossa cidade, alertando as pessoas sobre a importância do respeito à sinalização”, justifica o texto da proposição, ressaltando a importância de os pedestres atravessarem as vias sempre na faixa.

Com a campanha, seriam instauradas placas de sinalização com a frase “Pé na faixa”; caso o pedestre se depare com uma destas placas, deve sinalizar com a mão a sua intenção de atravessar, atentando para o uso da faixa e esperando ser notado pelo motorista.

A campanha ainda enfatiza que, para evitar colisões traseiras, “é importante que o motorista, ao parar na faixa, sinalize aos motoristas que vêm atrás, acionando o pisca-alerta e acenando com o braço esquerdo para fora do veículo com movimentos para cima e para baixo”.

As indicações são sugestões enviadas pelos vereadores às autoridades competentes dos Poderes Executivos Municipais, Estaduais e Federais para que estas executem o serviço.

 

Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa