Através do projeto "Praça Saudável", indicação busca adequar e ampliar a Praça do Bairro Santa lzabel visando a inclusão social por meio de Esporte e Lazer

por Felipe Deliberaes publicado 08/10/2021 09h55, última modificação 08/10/2021 09h55

Os vereadores da Câmara Municipal de Cáceres aprovaram, na Sessão Ordinária de segunda-feira (4), uma indicação que pede ao Executivo Municipal adequar e ampliar a praça do Bairro Santa lzabel, por meio do projeto "Praça Saudável", visando a inclusão social da população local por meio do esporte e lazer.

A autora da propositura, vereadora Valdeníria Dutra, explica que o projeto "Praça Saudável" busca ofertar, gratuitamente, a prática de exercícios físicos para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, com acessibilidade para todos.

A meta do projeto, segundo a vereadora, é integrar as famílias em um espaço de lazer e promoção da saúde por meio de exercícios físicos, respeitando as condições de mobilidade de cada pessoa. Valdeníria acredita que uma comunidade que pratica atividades físicas é uma comunidade mais saudável.

O projeto consiste em duas categorias: Adequação e Construção. Na primeira, o objetivo é readequar as praças já existentes por meio da instalação de estruturas adequadas para a realização de atividades físicas, garantindo a acessibilidade de todos - crianças, adolescentes, adultos, terceira idade e pessoas com mobilidade reduzida.

Também será oferecido um kit de avaliação física, que contém balança, fita de medição física e aparelho para aferir pressão arterial. Os alunos que participarem das atividades receberão uniformes e fichas contendo as séries montadas pelos profissionais de Educação Física, que farão o atendimento gratuitamente.

Já na parte de construção, a praça será contemplada com núcleo de orientação ao exercício, quadra de areia oficial, iluminação, equipamentos para prática de exercícios físicos ao ar livre, paisagismo, calçada com pista para caminhada e área de convivência, recreação e lazer.

Contará, ainda, com a presença constante de profissionais de Educação Física e da Saúde, que orientarão os moradores com fichas padronizadas de avaliação física e prescrição de exercícios.