Situação precária: Vereadores Fiscalizam o Lixão de Cáceres

por imprensa — publicado 14/11/2017 13h31, última modificação 14/11/2017 13h31

Na manhã desta terça-feira(14), os vereadores, Creude Castrillon e Wagner Barone, voltaram ao aterro sanitário de Cáceres, pois há um mês foram impedidos de entrar em seu recinto, por ordem expressa da diretoria da Autarquia Águas do Pantanal.

Diante da negativa, a mesa diretora da Câmara Municipal ajuizou mandado de segurança visando desconstituir a arbitrariedade praticada pela referida Autarquia. Com a obtenção da liminar pleiteada, sendo concedido pelo MM. Juízo da Comarca de Cáceres franco acesso às dependências do lixão. Com isso os vereadores supramencionados, dessa vez acompanhados dos vereadores Professor Domingos Oliveira dos Santos, José Eduardo Torres e Elias Pereira, retornaram ao aterro com o objetivo de fiscalizar as condições, o acesso, e a forma de funcionamento.

Destaca-se que em Fevereiro de 2016, a Autarquia iniciou a execução da cobrança da taxa de lixo. Todavia, não houve melhorias, pois o aterro sanitário funciona inadequadamente, de forma que agride ao meio ambiente.

Na mencionada visita, os vereadores encontraram grande quantidade de materiais hospitalares – muitos deles ainda sem uso - depositados no local. Ademais, identificaram, ainda, vários produtos recicláveis no aterro, que depositado adequadamente poderia diminuir a quantidade do lixo, reduzindo o impacto para a natureza, e ainda gerando empregos para a cidade.

Os vereadores consideraram lamentável essa situação, e se preocupam com os problemas que podem causar no futuro, pois há uma arrecadação para o município, no entanto a situação continua precária.